Horta – como plantar Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)

0
173
Site do Café

Alcachofra é uma hortaliça perene, com caule esbranquiçado, grandes folhas verdes, lanceoladas e carnosas, flores azuis, podendo atingir até 1,5 m de altura. Multiplica-se por brotos que se desenvolvem em torno do caule principal. No Brasil o Estado produtor de alcachofra é São Paulo.

Além de alimento, a alcachofra é muito apreciada por suas virtudes terapêuticas: regulariza o metabolismo e as funções do fígado.

No primeiro ano de vida é comum que as plantas produzam um número reduzido de folhas. Trata-se de uma cultura cuja produção tende a diminuir em número e qualidade a partir do terceiro ano.

Como plantar Alcachofra 

1. Não há época apropriada para semear a Alcachofra.

2. Desenvolve-se bem em temperaturas médias que vão de 13°C a 18°C.

3. O florescimento da Alcachofra se dá em regiões de inverno não muito frio e verão não muito quente.

4. Em caso de geadas, a Acachofra consegue resistir às mais leves. Quando em clima quente e seco, os capítulos florais se abrem precocemente.

5. Seu plantio acontece mais facilmente por meio da divisão de plantas adultas. Também podem ser plantadas em vasos ou saquinhos de plástico para futuramente serem transplantadas ao local definitivo.

6. Deve-se respeitar o espaçamento de 60 cm entre mudas.

7. Por não se desenvolver satisfatoriamente em solos muitos ácidos, certifique-se que o local escolhido possua boa drenagem, seja profundo, fértil e que ele tenha matéria orgânica a fim de satisfazer às necessidades da planta.

8. Mantenha o solo constantemente úmido, porém sem encharcamanetos.

9. Não é divida o local com outro tipo de cultura.

10. Faça a limpeza do local, retirando as plantas invasoras.

11. Planta a alcachofra em local que bata sol, pois ela necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

12. A colheita se dá quando as brácteas estão inchadas e ainda fechadas. Quando abertas, significa que já perderam a qualidade e estão fibrosas.

13. Quando colhidas ainda verdes, aproveita-se melhor o sabor.

14. Quando bem desenvolvidos, os rebentos devem ser retirados da planta-mãe com cuidado, usando-se para isto uma faca ou pá. Não se esqueça de também tirar suas raízes caso queira usá-los como mudas para uma nova produção.

Deixe uma resposta