Higiene na criação de escagorts

0
108
Site do Café

Higiene na criação de escagorts

Os escargots não são muito sujeitos a doenças pois poucos são os casos comprovados. Mesmo assim, o melhor que temos a fazer é evitar o seu aparecimento. Para isso, devemos tomar alguns cuidados, dentre eles a manutenção da limpeza no heliário.


Devemos fazer sempre a manutenção da higiene, ou melhor, como rotina, o mais regularmente possível, uma limpeza rigorosa de todas as instalações, tanto de criadeiras quanto dos parques bem como de todas as dependências do heliário. Quando um parque, por exemplo, fica vazio, sem nenhum animal e já foi utilizado bastante tempo, podemos revolver a sua terra e fazer uma calagem, isto é, colocar cal no terreno e deixá-lo “descansar” alguns dias e depois revirar bem, para que a terra e a cal fiquem misturadas. Essa operação tem a vantagem de fazer com que o terreno fique bem limpo, descontaminado e ainda enriquecido com cálcio, tão importante para os escargots, principalmente para a produção da concha.

Antes de fazermos esses serviços, devemos varrer bem o terreno, raspá-lo com uma enxada, quando necessário e remover todos os detritos ou o lixo, depositando-os em esterqueiras ou os queimando. Nas criadeiras, a limpeza deve ser feita de acordo com o seu tipo ou construção, sempre com o objetivo de limpar bem e eliminar os detritos. Raspar, lavar e desinfetar são as operações necessárias.

O importante, porém, é NÃO USARMOS, NUNCA, desinfetantes, inseticidas ou outros produtos químicos porque eles podem prejudicar e até mesmo matar os escargots. Somente a cal pode ser aplicada mas, assim mesmo, com certos cuidados como, por exemplo, não usá-la diretamente sobre os animais e nem empregar a cal virgem. O melhor é usar sempre a cal extinta, um dos melhores e mais baratos desinfetantes.

Quando as instalações estiverem vazias, o melhor é o uso de lança-chamas a gás, um aparelho de grande eficiência para a desinfecção e a desinfestação, combatendo e liquidando todos os vírus, bactérias, vermes, insetos, etc. que poderiam atacar os escargots.

Desinfetar ou esterilizar significa matar todos os vírus e bactérias existentes. Quando se tratar de ambientes livres como instalações para animais, por exemplo, é empregado comumente o termo desinfetar. Esterilizar é, em geral, empregado somente para salas de cirurgia, laboratórios, etc. e para objetos cirúrgicos.

Deixe uma resposta