Fecundação e postura controladas das abelhas

0
119
Fecundação e postura controladas das abelhas
Site do Café

Fecundação e postura controladas das abelhas

Quando as princesas saem para o vôo nupcial, em 90% dos casos, ou mais, são fecundadas por zangões africanos ou mestiços e dificilmente por italianos. Isso ocorre, não porque elas tenham preferência por eles, mas sim, porque são mais fortes, mais numerosos e mais rápidos, vencendo a corrida e chegando primeiro para os acasalamentos.

Nascem, por esta razão, operárias, zangões e rainhas mestiças que, mais tarde, vão contribuir para o nascimento de mais mestiços. Para evitar esse fato ou, pelo menos, diminuir as possibilidades de sua ocorrência, pois existem as “abelhas do mato”, incontroláveis, devemos proceder da seguinte maneira, levando em consideração que os zangões saem para seus vôos entre as 11 e 17 horas e que as princesas deixam a colméia, para o vôo nupcial, entre os 6 º e 12 º dias de idade.

Assim, 1 a 3 dias antes da data provável para o vôo nupcial, colocamos no alvado, uma tela excluidora, para elas não saírem no horário que os zangões estão voando, justamente à procura de princesas para a fecundação.

Ao mesmo tempo, escolhemos umas colméias com zangões italianos e os prendemos com uma tela excluidora de zangões, durante as horas em que deveriam sair para o vôo. Naturalmente, as princesas e os zangões, presos durante o dia, ficam indóceis para sair.

Depois das 17 horas, quando os zangões das outras colméias e também os “do mato” já se recolheram às suas casas, soltamos, ao mesmo tempo, as rainhas e os zangões italianos, para que estes as fecundem, pois serão os únicos (assim o esperamos) a voarem naquela hora. Pelas características das crias, podemos verificar se a rainha foi ou não fecundada por zangões italianos.

Postura controlada

Para que tenhamos larvas com a mesma idade para as enxertias, devemos controlar a postura da rainha. Para isso, usamos uma colméia que tenha um compartimento com paredes formadas por telas excluidoras de rainha e com capacidade para um só quadro.

Portanto, as operárias podem nele entrar e sair mas a rainha fica presa nesse compartimento. Todos os dias colocamos um quadro com favo, para a rainha fazer nele a postura e o retiramos no mesmo dia. Repetindo essa operação diariamente, anotamos nos quadros a data da postura, obtendo assim, lotes de larvas uniformes e da mesma idade. Usar favos mais escuros facilita ver os ovos e as larvinhas que são brancas.

Deixe uma resposta