Faisões – criação lucrativa e instalações necessárias

0
126
Faisões - criação lucrativa e instalações necessárias
Site do Café

Faisões – criação lucrativa e instalações necessárias

A criação de faisões é uma atividade lucrativa, principalmente pela qualidade da carne desta ave, seu alto valor de mercado e ao pequeno número de bons criadores. A sua criação pode ser feita em liberdade ou em cativeiro.

Criação em liberdade

Na Europa, onde existem criações de faisões em liberdade, o sistema adotado é o seguinte:
– Os ovos são recolhidos dos ninhos que os faisões fazem “no mato”;
– Esses ovos são chocados em galinhas e os filhotes criados por elas;
– Quando atingem certa idade e já estão voando bem, são soltos nos bosques ou parques;
– Criados dessa maneira, mesmo soltos, atendem ao chamado de seus tratadores e vêm comer nas horas da distribuição das rações;
– Quando chega a época dos acasalamentos, formam os casais ou grupos poligâmicos e então se reproduzem, continuando assim seu ciclo de vida e a perpetuação da espécie;
– Quando o número de ovos é grande, são utilizadas incubadoras ou chocadeiras mecânicas.

Criação em cativeiro

São muitas as espécies que podem ser criadas dessa maneira e com tanta facilidade quase, quanto às galinhas. Entre elas, podem ser citados o faisão comum, o prateado, o dourado, o tenebroso, etc.

Instalações

Podem ser simples as instalações empregadas para a criação dessas aves. É preciso, porém, que sejam higiênicas e de tamanho suficiente para o número de aves nelas encerrado. Necessário se torna, ainda, que tenham algum espaço para andarem e ciscarem e um local para se abrigarem das chuvas, dos ventos, do frio, do calor e do sol.

Para 1 macho e 3 ou 4 fêmeas, deve ser feito um cercado de tela, de 3m de largura por 5 ou 6m de comprimento, todo coberto por tela e com alguns arbustos em seu interior, para darem sombra aos animais. Deve haver, também, telhados ou casinhas para abrigo, orientados no sentido do sol nascente, para que o sol da manhã nelas penetre.

Os faisões necessitam, enfim, de muita luz, lugar seco e arejado e espaço bastante para as suas correrias e para ciscarem a terra. Alguns criadores usam operar a asa das aves para que não voem, e as soltam em parques e cercados.

As instalações indicadas são suficientes para a maioria dos faisões, havendo espécies que exigem mais abrigo, por serem mais delicadas.

Deixe uma resposta