Enxameação das abelhas

0
115
Enxameação das abelhas
Site do Café

Enxameação das abelhas

É a saída de um grupo de operárias acompanhando uma rainha e levando um suprimento de mel para a construção dos favos e para a sua alimentação. A colméia pode soltar um só enxame (primário) com a rainha da colméia ou mais de um (secundários), estes com rainhas virgens (princesas). Causa prejuízos porque descontrola a produção e, por esse motivo, deve ser evitada.

A enxameação não deve ser confundida com emigração, que ocorre quando todas as abelhas abandonam sua colméia, deixando-a totalmente vazia.

Os enxames primários, em geral, pousam perto da colméia e em galhos baixos, porque a rainha, que estava em postura, é pesada e não pode fazer vôos longos. Já os enxames secundários, terciários etc., voam para longe e pousam geralmente em galhos mais altos.

Causas da enxameação

Entre elas destacamos: falta de espaço para postura ou para armazenar o mel e pólen; instinto de expansão geográfica; instinto de reprodução; escassez de alimentos; tendência para enxamear; falta de ventilação; temperatura elevada; muita umidade dentro da colméia; rainha velha, com pouca produção da “substância real”, que une as abelhas; raça (africanas enxameiam mais do que as italianas); excesso de zangões que comem quatro vezes mais do que as operárias, o que causa a falta de alimento na colméia etc.

Sinais precursores

Bem antes de enxamear, as abelhas já demonstram suas intenções através de sinais, entre os quais: começam a puxar as realeiras; existência de realeiras operculadas (enxameação próxima, pois as rainhas já estão para nascer); muita agitação na colméia, com abelhas andando de um lado para o outro, irriquietas; zumbido característico dentro da colméia; “barba” ou cachos de abelhas pendurados pelo lado de fora da colméia, significam que elas saíram para refrescar a colméia, baixando sua temperatura interna, mas pode ser que a colméia seja superpovoada e as abelhas estejam apenas esperando o nascimento das rainhas para enxamear; ronda de zangões que sentem o cheiro da rainha em cio e a esperam para o vôo nupcial.

Deixe uma resposta