Polinização feita pelas abelhas e seu papel na apicultura

0
112
Polinização feita pelas abelhas e seu papel na apicultura
Site do Café

Polinização feita pelas abelhas e seu papel na apicultura

A maioria das plantas é de reprodução sexual, como ocorre com os animais. Assim, umas têm o pólen, correspondente ao espermatozóide, outras os óvulos e, ainda, algumas são hermafroditas, possuindo ambos, espermatozóides e óvulos. A polinização, portanto, eqüivale ao acasalamento, para que o pólen possa encontrar o óvulo e fecundá-lo, sem o que não haveria a produção de sementes e frutas e, em conseqüência, a reprodução da maioria das plantas.

Agentes polinizadores

De acordo com a forma ou estrutura das flores, um agente polinizador será mais adequado para umas do que para outras plantas. Como agentes polinizadores temos: os ventos, as chuvas, os insetos, os pássaros, os morcegos (alguns) e a força da gravidade. No entanto, cerca de 75% da polinização é feita por abelhas, 10% por outros insetos e o resto por outras causas.

Enquanto os outros insetos começam a reprodução na primavera, nessa mesma época as abelhas já estão saindo aos milhares, colhendo pólen e néctar e ao mesmo tempo polinizando as flores. As abelhas não furam as frutas como muitos pensam, mas apenas aproveitam as já furadas por pássaros ou outros insetos, sugando o seu suco, pois suas mandíbulas não permitem que elas o façam.

Polinização pelas abelhas

Embora as abelhas “do mato” concorram para a polinização, vamos tratar apenas das existentes nos apiários. Podemos afirmar que o maior benefício que as abelhas nos proporcionam não é o mel, mas o seu trabalho na polinização pois, sem elas, não teríamos a reprodução e a multiplicação de um grande número de plantas, em geral, as mais úteis. Neste trabalho as abelhas levam vantagem sobre todos os outros insetos porque:

– podem ser obtidas aos milhares, de acordo com as necessidades;

– trabalham muito mais do que os outros insetos, durante todo o dia;

– o tipo e a natureza de seus pêlos evita o acúmulo de pólen sobre eles, não havendo desperdícios;

– seu objetivo é armazenar a maior quantidade de pólen em menor tempo possível, o que faz com que as abelhas visitem em média, por dia, de 500 a 1.000 flores;

– selecionam uma fonte de néctar ou de pólen e somente quando ela se esgota é que procuram outra, o que faz com que, quando levadas para polinizar alguma plantação, só a abandonem depois de haverem visitado todas as suas flores, garantindo uma polinização total.

Polinização racional ou dirigida

É aquela em que o homem interfere para orientá-la, empregando as abelhas nas quantidades necessárias, de acordo com a área a ser coberta e as características da cultura. As colméias são colocadas em locais adequados, e as abelhas são introduzidas e retiradas nas épocas certas, além de receberem um manejo adequado. Pode ser feita com apiários fixos, quando o dono da plantação tem suas próprias colméias ou então através da apicultura migratória.

Deixe uma resposta