Cultivo do girassol

0
116
Cultivo do girassol
Site do Café

Cultivo do girassol

O girassol (Helianthus annus L.) é uma planta com características muito especiais, principalmente no que diz respeito ao seu potencial para aproveitamento econômico. Seus principais produtos são o óleo produzido à partir de suas sementes, ração animal, além de ser amplamente utilizado na alimentação humana. Seu potencial nutritivo é bastante elevado o que faz dos alimentos produzidos à partir deste vegetal, muito ricos e saudáveis. Podemos ressaltar, também, a importância de suas belas flores, como produto ornamental da floricultura. É uma planta nativa do continente americano, mais especificamente da América do Norte e que foi espalhada pelo mundo no decorrer do século XIX.


Devido à sua região originária, o girassol é bastante resistente aos climas frios, podendo germinar em locais com temperaturas de até 5 ºC. Apesar disso, a sua floração fica comprometida em regiões cujas temperaturas sejam muito baixas, o que faz a produtividade da lavoura cair bastante. Deve ser observado um cuidado especial com a época de plantio, em regiões sujeitas a geadas: nestes casos, esta operação deve ser feita, no máximo, até o início de março, principalmente nos estados das regiões Sul, Sudeste, além do estado do Mato Grosso do Sul.

O girassol é uma planta de porte e com raízes profundas. Por esse motivo, o solo para seu plantio deve ser profundo e permeável, para que os nutrientes nele penetrem e possam suprir a demanda das raízes. A melhor época para o plantio do girassol é de setembro a dezembro, por se tratar de uma cultura de verão.

 
Plantio

É uma planta bem resistente às variações climáticas, além de não ser muito sensível às variações de pH do solo. O plantio deve ser feito com um espaçamento de 40cm x 80cm. O desbaste é feito cerca de 20 dias após o plantio, deixando-se 1 ou 2 plantas em cada cova. Isto eqüivale a dizer que o agricultor terá cerca de 45.000 plantas por hectare, para as quais são necessários de 3 a 4,55kg de sementes

 
Tratos culturais

Os tratos culturas são simples e consistem em capinas e limpeza do terreno, nas primeiras semanas após o plantio. Depois disso, o próprio girassol faz o serviço, pois compete com as invasoras, mantendo-as sobre controle. Em geral, são feitas duas capinas superficiais, durante as duas primeiras semanas, após o plantio.

 
Doenças e pragas
Apesar de ser uma planta resistente, o girassol sofre com o ataque das lagartas que comem as folhas desse vegetal. Seu combate é feito através do uso de defensivos (lagarticidas). Dentre as doenças que atacam esta lavoura, destacamos a ferrugem e a mancha-de-alternaria, além da podridão-de-macrophomina.
 
Colheita

A colheita pode ser mecânica ou manual. Obviamente, em casos de grandes extensões cultivadas, o único sistema possível é o mecânico. Com grandes áreas plantadas, plantio e colheita mecanizados, a produtividade torna-se bastante elevada.

Depois de feita a colheita, o armazenamento da produção deve ser feito em local seco, com temperatura controlada, boa ventilação e, se possível, em câmaras resfriadas, o que melhora substancialmente a qualidade do armazenamento. O controle da umidade, principal fator para se manter a integridade da produção, no armazenamento, deve ser mantida em torno de 9%.

Deixe uma resposta