Cultivo do almeirão – hortaliça nutritiva para saladas

0
117
Cultivo do almeirão - hortaliça nutritiva para saladas
Site do Café

Cultivo do almeirão – hortaliça nutritiva para saladas

O almeirão (Cichorium intybus Lin.) é uma hortaliça de sabor amargo, da família das chicoráceas. Seu consumo é feito, normalmente, cru, em saladas. Existem algumas variedades, que produzem plantas de tamanhos diferentes e com volume de folhas maior ou menor. Ainda, a coloração das folhas varia de um verde mais claro até o bem escuro, dependendo da variedade plantada.

As folhas do almeirão são pouco energéticas, como a maioria das hortaliças consumidas em saladas, apresentando cerca de 20 calorias em cada 100g. Em sua composição, encontramos, cálcio, ferro, fósforo, proteínas, além das vitaminas A, B1, B2 e C.

É uma planta de climas mais amenos, desenvolvendo-se melhor em regiões com temperaturas entre 12 e 25ºC. Desta forma, o seu plantio deve ser feito, na maior parte do Brasil, entre março e junho. Na região Sul e parte do Sudeste, devido às temperaturas médias e verão mais ameno, o plantio pode ser realizado durante todo o ano.
A raleação deve ser feita quando as plantas atingem cerca de 5cm de altura. Devemos retirar as plantas menores, deixando um espaçamento de 15cm entre as remanescentes. As mudas retiradas podem ser transplantadas para outro local, formando um novo canteiro.
Antes do plantio, devemos adubar o canteiro com esterco de curral, superfosfato simples e cloreto de potássio, nas quantidades indicadas ou necessárias, de acordo com uma análise prévia do solo. O plantio é feito com sementes, diretamente no local definitivo, em sulcos com espaçamento de 25cm e 1cm de profundidade. Utilizamos cerca de 1g de semente para cada m².
 
Colheita
A colheita é realizada cerca de cinqüenta a sessenta dias após a semeadura. Nesta fase, as folhas já estão desenvolvidas, sendo que as externas devem ser cortadas rente ao solo. Após o corte, em um mês ou quarenta dias depois, podemos realizar outra colheita. Se os tratos culturais forem bem realizados, podemos ter até seis colheitas, ou mais. Depois do primeiro corte, devemos repetir a adubação, para garantir a qualidade e a quantidade das próximas colheitas. Sempre que realizarmos uma colheita, o solo deverá receber uma nova adubação, para repormos os nutrientes necessários.
 
Doenças e pragas
As doenças mais comuns, a atacar os canteiros de almeirão, são causadas por fungos, como a podridão basal, por exemplo. As pragas que mais provocam prejuízos ao almeirão são os pulgões, os tripes, as lesmas e a lagarta rosa.
Para evitarmos maiores problemas com pragas e doenças, devemos realizar as adubações necessárias, mantendo sempre o terreno suprido dos nutrientes necessários à essa cultura. Devemos, também, realizar regas diárias e evitar a utilização de defensivos, sempre que possível.

Deixe uma resposta