Cultivo da aveia – ótimo cereal para consumo humano ou animal

0
113
Cultivo da aveia - ótimo cereal para consumo humano ou animal
Site do Café

Cultivo da aveia – ótimo cereal para consumo humano ou animal

O plantio da aveia, no Brasil, é muito restrito aos estados da região Sul, devido à necessidade de um clima mais frio para o seu desenvolvimento.

A aveia é muito utilizada como ração animal (principalmente para cavalos) ou na alimentação humana (em forma de flocos, como cereal matinal). Além disso, a aveia também é utilizada como forragem em criações de gado leiteiro e caprinos, sendo um alimento muito nutritivo e que ajuda na manutenção da produtividade das criações.

No Brasil, devido às restrições climáticas e à falta de habito alimentar, a aveia não encontra um mercado muito vantajoso na alimentação humana, apesar de existirem várias empresas que comercializem este produto, de várias formas, para atender à demanda de consumo humano. Em países do hemisfério norte, principalmente nos Estados Unidos, o consumo humano da aveia é gigantesco, já fazendo parte do hábito alimentar da população, principalmente como cereal matinal.

A aveia é uma gramínea que pode alcançar até 1,50m, é muito resistente ao frio a às geadas, além de ser bastante resistente às sacas.

Plantio e colheita

Como a aveia pode ser cultivada tanto para a produção de grãos quanto para forragens, há duas épocas para a sua semeadura: de março a abril, para a produção de forragens e até julho para a produção de grãos.

A aveia pode ser semeada em linhas ou a lanço. A quantidade de sementes utilizada varia de acordo com a variedade de sementes, que podem ser brancas, pretas ou amarelas. Para a produção de grãos, são utilizados 60kg por hectare e para o plantio como forragem, 120 kg por hectare. Se forem utilizadas sementes pretas, as quantidades caem para 40 kg/ha para a produção de grãos e 70kg/ha para o plantio como forragem.

A aveia tem sua maturação irregular, devendo ser colhida antes que os grãos das extremidades estejam completamente maduros. No caso de se estar plantando como forragem, é aconselhável não fazer a colheita com menos de dois meses, pois as raízes ainda não estarão totalmente formadas.

Deixe uma resposta