Controle administrativo da produção rural
Por ser uma empresa, a fazenda deve ter todos os elementos que a envolvem pensados administrativamente. Por isto, o proprietário rural não pode se esquecer de seu controle como um todo, através das benfeitorias, do aparelhamento, das ferramentas, dos valores a receber, dos animais, das colheitas e dos funcionários. Deve ter em mente tudo o que gera atividades de exploração, despesas ou receitas na propriedade. Uma contabilidade bem feita durante todo o ano (e que não se limita somente aos balanços anuais) ajuda muito neste controle.
Alguns pontos que devem ser analisados em uma fazenda:
-a mão-de-obra: onde se deve registrar o controle do horário de trabalho, as atividades feitas pelos funcionários, as folhas de pagamento, as férias, as obrigações trabalhistas e previdenciárias, os pagamentos;
-as atividades das máquinas e veículos: aqui deve-se observar as horas diárias ou os quilômetros percorridos, os trabalhos realizados, o consumo de combustível, a manutenção
-os estoques de produtos e de insumos
-o movimento financeiro: atenção para as entradas e saídas de caixa e para o resumo mensal de despesas e receitas, para acompanhamento e comparação com o plano de caixa.
As produções específicas de uma fazenda (como produção de leite, gado de corte, plantações etc.) também devem ser levadas em conta a partir de suas necessidades e demandas.
Publicar comentário