Conheça o cultivo do grão-de-bico, planta cultivada no cerrado e no sul do Brasil

0
116
Conheça o cultivo do grão-de-bico, planta cultivada no cerrado e no sul do Brasil
Site do Café

Conheça o cultivo do grão-de-bico, planta cultivada no cerrado e no sul do Brasil

O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa produzida, principalmente, Sul do Brasil. É uma planta de origem asiática, de regiões muito frias e, por este razão, se adapta melhor na região Sul, por suas temperaturas mais baixas. Apesar disso, existem variedades que podem se adaptar às condições do cerrado e, além disso, com uma produtividade muito boa, acima das médias mundiais. É uma planta herbácea, de ciclo anual, com folhas verde-amareladas, flores brancas e que alcança até 60cm de altura.

Apesar de não ser muito comum na alimentação dos brasileiros, a produção atual não é suficiente para atender o mercado interno, fazendo com que exista um processo de importação regular desse produto, principalmente do Chile e Argentina. É muito nutritivo, apresentando em sua composição (em cada 100g) cerca de 7g de proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B e B2. Para consumo humano é preparado cozido e, além disso, suas folhas são utilizadas como forragem para alimentação animal.

O desenvolvimento do cultivo do grão-de-bico é melhor em regiões que apresentem temperaturas ao redor de 9 ºC a 11 ºC , podendo ser ainda menores, mas sem geadas, especialmente durante o período de floração. Os solos mais indicados para o seu plantio são os argilosos ou os arenosos, que podem variar de textura.
Devido às suas raízes profundas, o grão-de-bico resiste bem a longos períodos de seca, mas não suporta grandes volumes de água. Com isso, a irrigação deve ser controlada, sendo necessária a sua aplicação cerca de 60 dias após o plantio.
O solo deve ser preparado como se fosse para o cultivo de milho e o plantio é feito em linhas, com espaçamento de 40cm e 15cm entre as plantas. Com o plantio em linhas, pode-se utilizar a mecanização, para melhores resultados, dependendo da área plantada. Para que a fertilidade do solo seja adequada, de acordo com as necessidades desta cultura, devemos proceder uma análise cerca de 5 meses antes do plantio, para que possam ser feitas as devidas correções e a fertilização indicada.
O plantio pode ser feito na primavera ou verão (em regiões de climas mais frios) ou no inverno (em regiões de clima tropical). Nos cerrados brasileiros, é feito entre o início de abril até o início de maio. A colheita é realizada em agosto, quando as plantas são cortadas e colocadas para secar.
Os tratos culturais mais importantes são a limpeza regular do terreno, deixando-o livre das invasoras. Além disso, podemos intercalar a cultura do grão-de-bico com a cevada e trigo, entre outras. As doenças que mais atacam esta cultura são a ferrugem, o pó branco do grão de bico e a queima do grão de bico. As pragas mais comuns são os nematóides e a lagarta do grão.

Deixe uma resposta