Como plantar tapeinóquilos

0
302
Site do Café

Flor ornamental adaptada às condições do clima brasileiro é opção para o produtor explorar o promissor mercado de flores no país.

 

sobrenome do nome científico do tapeinóquilo (Tapeinochilos ananassae) é uma referência à semelhança que a planta tem com o abacaxi. Mas só na forma, pois ela é uma flor ornamental utilizada principalmente para decorar ambientes. Com inflorescências vermelhas e brilhantes e flores amarelas delicadas, que despontam no topo de hastes longas, tem beleza exuberante, seja plantada em jardins externos ou compondo vasos e arranjos em salas de residências, escritórios, entre outros estabelecimentos.

Lá fora, o tapeinóquilo faz sucesso, tendo Estados Unidos, Canadá e os europeus Holanda, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França e Itália como os principais importadores. Oriundo da Malásia, os maiores produtores estão entre Filipinas, Tailândia, Jamaica, Havaí, Colômbia e Equador. Por aqui, a flor ainda é pouco conhecida, condição que dá ao produtor brasileiro a chance de aproveitar um mercado rentável no setor da floricultura.

De pouca manutenção, sem necessidade de replantio, o tapeinóquilo gosta do clima tropical e subtropical, de preferência locais quentes e úmidos. Após a safra das flores, é só retirar as hastes velhas para auxiliar a indução de novas hastes vegetativas e novo florescimento. Pode ser comercializado em centrais de abastecimento, feiras, lojas de flores e de paisagismo.

“Muito usada como flor de corte, por ser durável, faz parte de arranjos florais para embelezar vários tipos de ambientes”

Também conhecido como gengibre-abacaxi, o tapeinóquilo é uma planta herbácea pertencente à família Zingiberaceae. Robusta e perene, tem hastes retorcidas na extremidade, podendo atingir de 1 a 1,5 metro de altura. As folhas verdes, que podem ser usadas para a confecção de cestos, são simples e dispostas em espiral.

As inflorescências, que são sustentadas por hastes eretas de 10 a 30 centímetros originadas diretamente do sistema de rizomas do tapeinóquilo, emergem durante os meses mais quentes do ano, durante a primavera e o verão. As hastes velhas podem ser utilizadas para adubação de cobertura, quando for realizada a poda de limpeza depois do período de floração.

No paisagismo, o tapeinóquilo valoriza principalmente jardins de inspiração tropical, desde que o local tenha solo orgânico e úmido. Se bem adubado e irrigado, pode produzir flores o ano inteiro. Mas também é planta adequada para canteiros, maciços e bordaduras, contribuindo para um visual colorido de muros e cercas em diferentes construções.

Muito usado como flor de corte, por ser durável, o tapeinóquilo faz parte de arranjos florais para embelezar vários tipos de ambientes. Com possibilidade de chegar a 2 metros de altura, ele permite ser cortado em vários tamanhos.

Raio X

Solo: rico em matéria orgânica, fértil e com boa capacidade de retenção de umidade

Clima: apresenta bom desenvolvimento em temperatura de 22 ºC a 35 ºC e com 50% a 70% de umidade relativa do ar

Área mínima: pode ser plantado em canteiro, desde que seja estreito e longo

Colheita: a partir de 8 meses, mas pode iniciar também após 18 meses do plantio

Custo: o preço da muda varia de R$ 15 a R$ 30

Mãos à obra

>>> INÍCIO Obtenha muda de tapeinóquilos de um produtor indicado que tenha exemplares saudáveis e de qualidade. Como vai bem em regiões quentes, a flor pode ser cultivada na maior parte do território nacional.

>>> AMBIENTE Sombreado parcialmente ou com uso de sombrite é indicado para o plantio do tapeinóquilo. A flor, que não suporta insolação direta, apresenta bom desenvolvimento em locais de meia-sombra, com temperatura predominante entre 22 ºC e 35 ºC e umidade variando de 50% a 70%. Também é importante que haja ventilação, para evitar a incidência de doenças fúngicas na plantação.

>>> PROPAGAÇÃO Pode ser feita por divisão de touceira, rizomas ou mudas obtidas de hastes caulinares, de cujas axilas crescem brotos. O método mais utilizado é o do plantio das brotações laterais e a divisão de rizoma com 6 a 12 centímetros de comprimento. Os rizomas devem ser limpos e tratados com nematicidas, inseticidas, fungicidas e bactericidas.

>>> PLANTIO Deve ser em solo fértil, rico em matéria orgânica e com boa capacidade de retenção de umidade. Aplique irrigações frequentes e assegure que o local tenha drenagem eficiente.

>>> ESPAÇAMENTO Em canteiro de comprimento variável (o ideal é 30 metros), indicam-se os levemente elevados de 10 a 20 centímetros acima do solo. O sistema de plantio é o de fileira simples, com espaçamento de 1,20 metro entre plantas e de 2 metros entre fileiras.

>>> ADUBAÇÃO É recomendada com nitrogênio, fósforo e potássio, em três parcelas a cada três meses. Após a safra, use a primeira fórmula 14-28-14 – sempre adicionada de micronutrientes – na dosagem de 150 gramas por cova. Depois de 90 dias, mude para 15-15-15, com aumento da dose para 200 gramas por cova. Por último, na mesma dosagem, utilize 15-03-31. Repita a medida um trimestre antes da safra das flores. A adubação foliar pode ser na forma de quelatos, aminoácidos ou metalosatos, com fórmula 20-20-20 mais micronutrientes. Faça aplicações semanais de 1,5% a 3% até o sexto mês e, a partir daí, a cada 15 dias até o aparecimento das primeiras flores.

>>> CUIDADOS A irrigação é muito importante. Pode ser por aspersão, infiltração ou microaspersão, que tem registrado os melhores resultados. Deve-se manter o solo úmido, mas sem excessos. As principais pragas que incidem no plantio de tapeinóquilos são os ácaros, os nematoides, as formigas e os pulgões.

>>> PRODUÇÃO Dependendo do tipo de muda e da época de plantio, o florescimento comercial ocorre entre oito meses e um ano e meio após o plantio. Cada touceira produz, em média, 30 inflorescências. Irrigue a plantação na noite anterior à colheita e, nas primeiras horas da manhã seguinte, corte as hastes para aumentar a durabilidade da flor. Colha a inflorescência com a haste inteira e intacta, com tamanho ideal entre 10 e 15 centímetros, e coloque-a em recipientes com água para mantê-la hidratada.

 

Deixe uma resposta