Pastor-belga malinois

0
324
Site do Café

Inteligente, ágil e dotado de ótima capacidade para aprender e executar comandos, o pastor-belga malinois (lê-se “malinoá”) é uma referência de raça canina para a função de guarda. Para farejar, capturar e proteger, o cão é o preferido por agentes de segurança quando é necessário o uso de animal em operações policiais de investigação. Está presente no livro de recordes, o Guinness world records, como o maior farejador de drogas registrado.

O malinois é o mais popular entre as quatro variedades de pastor-belga existentes, as quais são reconhecidas pelo porte grande, elegância, robustez e resistência a variações climáticas. Lealdade e devoção ao criador são outras duas qualidades que possui. Apesar de contar com um temperamento amigável, age com energia quando é necessário defender o dono ou a propriedade.

As variedades de pastor-belga(malinois, tervuren, groenendael e laekenois) se diferenciam pela pelagem. Nesse caso, o malinois, o representante mais velho, tem pelos curtos, principalmente na cabeça, orelhas e patas, com uma cor que varia de ruivo-queimado a pinhão-escuro. A máscara negra na face pode ser pequena próxima à boca ou até ultrapassar o limite dos olhos. Apesar de ser do grupo de cães pastores, a participação dele no manejo e condução de rebanho no campo é pouco explorada.

De elevado instinto de proteção, o malinois foi desenvolvido para realizar trabalho de apoio a policiais, função que tem desempenhado com expressividade nas atividades das forças armadas de vários países. Com cara de bravo, latido grosso, dono de uma mordida potente e faro apurado, o malinois tem fama de mau, quesito bem-visto também quando oassunto é guardar residências, empresas e outros ambientes.

Rústico e valente, o pastor-belga malinois tem o hábito de passar o dia ao ar livre e uma expectativa de vida de 12 anos, sem apresentar um comportamento ocioso. Com machos que variam de 61 a 66 centímetros de altura e fêmeas de 56 a 61 centímetros, o peso do malinois pode variar de 26 a 28 quilos.

RAIO X
CRIAÇÃO MÍNIMA: duas fêmeas e um macho
CUSTO: filhote tem preço médio de R$ 1.500
RETORNO: dois anos
REPRODUÇÃO: em média, gera oito filhotes por ninhada

MÃOS À OBRA
INÍCIO: Compre exemplares de pastor-belga malinois que assegurem as características de eficiência da raça. Em filhotes com 60 dias de idade, já pode ser observado se a ossatura apresenta boa proporção e propensão para ter músculos bem desenvolvidos, como também sinais evidentes de temperamento, comportamento e aptidão para treinamento e trabalho. Verifique ainda as condições dos pelos, dos olhos e da cabeça; o formato da máscara; as orelhas triangulares; e a cauda de comprimento médio e bem implantada. Além do preço médio do filhote, de R$ 1.500, leve em consideração os custos com ração, vacinas e investimento em treinamento, para certificação da qualidade dos cães reprodutores.

AMBIENTE: Se criados em canil, precisam realizar atividades como passeios, brincadeiras ou treinamentos periódicos e frequentes. O canil deve ser instalado onde os cães desempenhem a função de guarda e alerta sem que recebam excesso de estímulos, a ponto de terem reações de ansiedade e estresse movidas pelo instinto e vontade de trabalhar. Em lugares abertos, a criação pode viver naturalmente sua aptidão.

ESTRUTURA: Bem arejado e com boa entrada de raios solares, o canil pode ser rústico, de alvenaria, com piso concretado e portão de grade de ferro vazada. Deve ser construído de forma a facilitar o trato dos cães e a limpeza diária e com saída para esgoto. Em um espaço de 1,9 x 4 metros, deixe 20% da área para construir o dormitório que abrigará os cães do frio, da chuva e do vento. O restante corresponde ao solário, que pode precisar contar com uma cobertura de tela.

ALIMENTAÇÃO: Por ser um cão ativo, de porte grande e faro apurado, o pastor malinois tem apetite bastante aguçado. Em média, consome 3,5% de seu peso vivo de ração seca de boa qualidade. A quantidade varia de acordo com a qualidade da ração e de seus componentes, da atividade do cão ou fase da vida. Um cão jovem de 20 quilos em fase de crescimento, por exemplo, demanda um consumo de ração maior que um cão adulto somente em manutenção.

CUIDADOS: A raça possui excelente saúde. No entanto, embora raro, pode ter problema de pele, epilepsia, displasia e atrofia progressiva da retina. Por isso, é importante manter a criação em dia com o programa de vacinação indicado por um médico-veterinário. Apesar de curtos, os pelos devem ser escovados regularmente. Aumente a frequência no período de mudança do pelo, o que ocorre duas vezes ao ano. A prática de exercícios também é necessária, desde passeios até corridas e outras brincadeiras.

REPRODUÇÃO: Ocorre a partir do segundo cio ou com um ano e meio de idade até os sete anos de idade. A gestação dura cerca de 60 dias, podendo variar de 58 a 63 dias. São produzidos, em média, oito filhotes em uma única ninhada anual. Os filhotes, que começam a comer a partir dos 25 dias de vida, devem ser mantidos juntos da mãe para amamentação até completarem um mês.

 

Deixe uma resposta