Como plantar poejo

0
695
Site do Café

A produção da planta medicinal pode ser feita em casa, num pequeno vaso, ou em plantios comerciais, como fonte de renda.

 

Nem sempre há alguma pesquisa científica que comprove os benefícios que oferecem as chamadas plantas medicinais. Mesmo assim, elas são tidas por muitos como verdadeiros remédios que proporcionam a cura para diferentes problemas de saúde.

No caso do poejo (Mentha pulegium L.), que tem efeito digestivo e expectorante e é considerado antimicrobiano e antiespasmódico, o uso da planta na forma de infusão se faz para combater uma longa lista de doenças, desde uma simples gripe até um ataque de asma e de coqueluche. Dores reumáticas, acidez do estômago, enjoo e diabetes são também apontadas como algumas das outras moléstias controladas pelo poejo.

Além de ser ingrediente de chá para se tomar quente ou gelado, o poejo pode ser aproveitado para temperar saladas de frutas e de hortaliças, aromatizar sucos e, inclusive, produzir licor. O óleo essencial, extraído da planta, também é um elemento importante para a aromaterapia – ciência que explora óleos de vegetais para tratamento de saúde. Há relatos de que o poejo, após ser queimado, serve para espantar insetos de dentro das casas.

Conhecido como hortelãzinho, erva-de-são-lourenço e menta-selvagem, dependendo do lugar onde ocorre, o poejo é uma planta aromática que tem suas propriedades relaxantes utilizadas há séculos nas regiões do Mediterrâneo e da Ásia ocidental. Povos antigos também empregavam as folhas pequenas e ovais do poejo como um dos materiais para a confecção de coroas, que eram usadas como adorno em cerimônias.

De fácil manejo, a espécie da família Lamiaceae cresce bem em locais úmidos e próximos a rios e lagos, com solo leve e rico em matéria orgânica. Perene e de caule rastejante e subterrâneo (rizoma), o poejo alcança de 30 a 50 centímetros de altura e conta com flores brancas ou lilases. Aqui, pode ser plantado em todos os cantos do país.

Mesmo em pequena escala, o plantio da cultura pode resultar em um rendimento adicional ao produtor que se dispuser a explorar a atividade no mercado local. As vendas do poejo podem ser tanto diretas ao consumidor, para um pequeno varejo na vizinhança, quanto para um cliente de maior porte. O fornecimento de grande quantidade da planta, no entanto, exige lavoura e distribuição com mais estrutura, o que significa uma operação mais cara.

RAIO X
>>> SOLO: rico em matéria orgânica, úmido e alcalino
>>> CLIMA: temperado a subtropical
>>> ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado em vaso e canteiro
>>> COLHEITA: após 3 a 4 meses do início do plantio
>>> CUSTO: o preço da muda varia de R$ 0,50 a R$ 2,50

MÃOS À OBRA
>>> INÍCIO O produtor pode comprar mudas ou propagar o poejo por rizomas, o mesmo processo que é feito com seu parente, a hortelã. Em geral, as mudas são adquiridas de viveiristas e os rizomas direto de produtores. Na aquisição, preste atenção se o material é sadio, sem pragas ou doenças, garantindo a instalação de uma lavoura de qualidade.
>>> PROPAGAÇÃO Os rizomas (caules subterrâneos) podem ser cortados com cerca de 10 centímetros para o plantio direto em canteiros ou em recipientes para obtenção de mudas. Seja qual for a escolha, o rizoma deve ser totalmente enterrado no solo em uma profundidade de 2 a 3 centímetros.
>>> AMBIENTE A temperatura amena é ideal para o bom desenvolvimento do poejo, planta adaptada ao clima subtropical e temperado e que não tolera geadas severas ou calor excessivo associado à umidade relativa do ar elevada. Apesar de gostar de bastante claridade, o poejo não vai bem se ficar exposto à incidência direta do sol.
>>> PLANTIO Opte por local que ofereça solo úmido e alcalino, de preferência áreas próximas a rios e lagos. É indicado mudar o lugar de cultivo a cada dois anos, a fim de evitar a normal queda de rebrote ou produção e a maior contaminação de doenças e ocorrência de pragas. Recomenda-se realizar o plantio durante a primavera ou o outono, embora o poejo possa ser cultivado o ano todo, desde que o solo apresente umidade suficiente para o seu desenvolvimento.
>>> ESPAÇAMENTO Depende da fertilidade e do tipo de solo – quanto mais fértil e poroso, maior deve ser o espaçamento. As medidas recomendadas para o plantio são 0,2 a 0,6 metro entrelinhas x 0,2 a 0,3 metro entre plantas, o que permite à cultura obter rápida cobertura do solo.
>>> CUIDADOS Faça o controle do mato no local do plantio e realize regas frequentes, sem encharcar o solo. Após cada corte ou colheita, é necessário realizar a adubação de cobertura, utilizando um composto orgânico de 3 a 5 quilos por metro quadrado de canteiro.
>>> PRODUÇÃO O poejo pode ser colhido depois de três a quatro meses do início das etapas de plantio e em qualquer época do ano. Colhe-se até cerca de 90% das folhas da lavoura, cuja rebrota se dará a partir dos rizomas presentes na plantação. A secagem não pode exceder a temperatura de 40 ºC a 45 ºC, pois o poejo é uma planta aromática produtora de óleo essencial, substância que apresenta alta volatilidade.

 

Deixe uma resposta