Como plantar pessegueiros
Como plantar pessegueiros
Os pessegueiros são plantas de clima temperado, adaptando-se bem aos estados do Sul do Brasil, sendo produzidos como fruta de mesa e para a indústria de doces.
Devem ser plantados por enxerto, com cavalos, de preferência, das variedades conceição ou comum e a aldrigui.
Semeadura
É feita em abril, em sulcos separados 30cm e neles colocamos os caroços encostados uns nos outros e os cobrimos com uma camada de 3cm de terra. As mudas são transplantadas para um viveiro, com espaçamento de 1m entre as linhas e 20cm entre elas, o que ocorre em julho ou agosto. Um ano após a semeadura, já podem ser enxertadas. O espaçamento definitivo é de 6×6 ou 7x7m.
Variedades
Podemos citar, entre elas, e em ordem alfabética:
– aldrigui;
– cardeal;
– convênio;
– hall?s
– jewel;
– maracotão amarelo;
– 15 de novembro;
– robusto;
– Tapes, sendo que os números 1,3 e 9 são para a produção de conservas.
Colheita
Deve ser feita nas horas frescas do dia e quando os pêssegos apresentam uma coloração amarelo-esverdeada ou creme-claro.
Doenças
Entre elas, podemos destacar a crespeira fúngica, a ferrugem, a gomose ou resina, a podridão parda e a sarna.
Pragas
As mais comuns são:
– moscas-das-frutas, que depositam seus ovos nas frutas e as larvas delas nascidas, penetram nas frutas, fazendo com que elas apodreçam;
– pulgões da falsa crespeira, que, sugando a seiva dos brotos e das folhas, fazem com que eles fiquem murchos e enrugados;
– cochonilhas, que agem como os pulgões;
– nematóides, que são pequenos vermes que atacam as raízes das plantas prejudicando o seu crescimento e chegando mesmo a matá-las.
Publicar comentário