Como plantar muricato

0
320
Site do Café

 

Para alguns, é chamado melão-andino; para outros, pepino-doce. Também é conhecido como pera-pepino e melão-pera ou pera-melão, além de melão-de-árvoremelão-arbusto e meloncito. Apesar de tantos nomes, o muricato (Solanum muricatum) é uma hortaliça-fruto pouco presente nas refeições dos brasileiros. Aliás, quem pesquisa a planta diz saber que há no país apenas pequenas áreas de plantio em alguns quintais de residências.

A raridade do muricato no mercado nacional, no entanto, faz dele um alimento com grande potencial no comércio interno. Aqueles que experimentaram gostaram muito do fruto ovalado de sabor docerefrescante e levemente ácido e rico em vitamina C. Quando maduro, ao atingir entre 150 e 400 gramas de peso, pode ser consumido in natura, como sobremesa, ou usado na produção de sucos e doces. Ainda verde, sem a casca fina e cortado em rodelas, também é aproveitado em saladas.

O valor do muricato é alto nos supermercados, canal de varejo no qual as compras do produto apresentam tendência de crescimento. O preçodo quilo está na faixa entre R$ 15 e R$ 20, dependendo da região onde é vendido.

Em países vizinhos que possuem a cultura há vários anos, como Peru, Equador, Colômbia e Chile, a lavoura já está em nível comercial e tem importância econômica, sendo o muricato comumente encontrado em feiras e autosserviços de grandes cidades. A capacidade de armazenamento e o prazo de validade permitem à planta grande flexibilidade quanto ao período de comercialização.

Pertencente à família Solanaceae, a mesma da batata e do tomate, o muricato é uma planta perene e herbácea que aqui tem boa adaptação climática às regiões Sul e Sudeste, com presença também em áreas do Centro-Oeste com altitude superior a 1.000 metros. Locais com temperaturas amenas são os preferidos pela cultura para se desenvolver.

A planta é de meia-sombra e tem um bonito efeito paisagístico quando cultivada em vasos de chão ou de parede. De crescimento semiereto inicialmente, passando a prostrado, o arbusto é pequeno ou médio, com folhas de formas variadas e flores em tons de azul, violeta ou branco marcado com roxo.

Fácil de ser propagado, o muricato deve ser, contudo, bem cuidado, por ser sensível a pragas. Também é bom mantê-lo em lugar protegido de ventos fortes e, a cada ano, ser feito o replantio.

Mãos à obra

>>> INÍCIO Sempre é bom buscar mais informações com produtores experientes e institutos de pesquisa. O muricato ainda não conta com viveiros de produção comercial no país. Somente é possível obter mudas prontas de outros agricultores, que cultivam a planta de forma caseira em quintais.

>>> PROPAGAÇÃO Pode ser feita por sementes, contudo, é mais indicado adotar o método da estaquia (enraizamento de ramas). É considerado simples, mas exige cuidados. Use à sombra recipientes individuais, como vasos ou saquinhos de mudas, para garantir o pegamento. As estacas devem ter 20 centímetros de comprimento. Dê preferência para ponteiras, mas com a brotação desde seu ramo principal. Plantas em fase vegetativa são mais fáceis de pegar do que as que estão em florescimento ou frutificação, pois nessa fase os nutrientes são demandados mais para a formação de frutos e menos para o enraizamento. É recomendado realizar o transplante em camalhões (leiras) com 20 a 25 centímetros de altura cerca de 30 dias depois, quando as mudas já brotaram e se enraizaram.

>>> AMBIENTE O muricato apresenta bom desenvolvimento quando plantado em local com temperatura amena, variando no intervalo entre 10 ºC e 30 ºC. A planta deve ser mantida em área sombreada.

>>> PLANTIO Deve ocorrer em solo com boa fertilidade e bem drenado. Em regiões de clima ameno, pode ser realizado durante o ano todo. Recomenda-se plantar de março a junho em locais onde a temperatura média mantém-se acima de 25 ºC e é necessária a aplicação de regas.

>>> ESPAÇAMENTO É feito em leiras, após concluídas a aração e a gradagem. Adote as medidas de 1 a 1,2 metro entre leiras por 20 a 25 centímetros de altura.

>>> ADUBAÇÃO O pH do solo deve manter-se entre 5,8 e 6,3. Pode seguir a mesma utilizada para tomateiro rasteiro, só que em quantidades reduzidas pela metade. Quando tratar-se de plantio comercial, deve ser realizada com base, preferencialmente, na análise do solo.

>>> CUIDADOS De acordo com a necessidade da planta, faça capinas, para livrar-se de ervas espontâneas, e irrigue de duas a três vezes por semana em períodos secos. Não exceda nas regas para não perder certos nutrientes, como o nitrogênio. A catação manual é suficiente para controlar o ataque de vaquinhas e gafanhotos, mas também podem ser aplicadas caldas repelentes. Em regiões com geadas muito intensas, pode-se utilizar cobertura com túnel plástico.

>>> PRODUÇÃO O muricato está pronto para consumo a partir de quatro a cinco meses após o início do plantio. Colha os frutos maduros, fase de sabor mais acentuado e maior teor de açúcar indicada pela mudança da cor da casca para umtom amarelado. Se passar do ponto, há escurecimento interno, descoloração e desidratação, além do ataque por passarinhos e outros animais em busca dos frutos suculentos e adocicados.

Raio x

Solo: férteis e bem drenados
Clima: temperaturas amenas entre 10 ºC e 30 ºC
Área mínima: em pequenos quintais, em camalhões (leiras) ou plantas isoladas, inclusive em vasos
Colheita: ocorre 4 a 5 meses após o plantio, quando os frutos passam de verde a amarelado
Custo: como ainda não há viveiros comerciais produzindo, mudas são adquiridas, em geral, de outros agricultores

 

Deixe uma resposta