Como plantar cebola

0
268
Site do Café

Os primeiros registros do cultivo, encontrados no Egito, indicam que há mais de 4 mil anos a cebola (Allium cepa L.) faz parte da alimentação do ser humano. Um longo tempo para uma hortaliça que faz chorar quem a descasca e é ardida para quem a mastiga crua. Mas o realce que dá ao sabor dos mais variados pratos, nos quais é utilizada como temperoou ingrediente, explica a longevidade conquistada no paladar dos consumidores.

como-plantar-cebola-edicao-374-dezembro-2016 (Foto:  )

Ao natural, frita ou assada, quando combinada com outros temperos, a cebola torna-se ingrediente perfeito para compor petiscos, lanches, saladas, sopas, tortas e diversas outras refeições. De uso versátil e aceita por todos os povos, a hortaliça tornou-se uma das mais cultivadas no planeta, estando presente em todos os cantos do mundo.

A cultura ainda tem a seu favor a possibilidade de se desenvolver em qualquer lugar, desde que haja várias horas de luz diariamente. Condição essencial para a boa produção de cebola, o fotoperíodo do país oferece ambiente ideal para o plantio da hortaliça. Ao se afastar da linha do Equador, onde o dia dura por volta de 12 horas ao longo do ano, as horas de luz aumentam no verão e diminuem no inverno, estação que aqui é de curto prazo.

Embora a duração do dia seja o fator principal para indução, formação e maturação do bulbo da cebola, a temperatura interfere diretamente na evolução da planta. A hortaliça até é tolerante ao frio, porém, seu desenvolvimento ganha velocidade sob temperaturas mais elevadas, sendo a faixa de 20ºC a 25ºC adequada para as etapas de cultivo. Acima de 35ºC, no entanto, a bulbificação pode ser muito precoce, um inconveniente do plantio no verão brasileiro.

Em território nacional, grupos empresariais são responsáveis por boa parcela da produção de cebola. Mas a cultura ainda é caracterizada pela típica exploração de pequenos produtores, que, nos últimos anos, vêm adotando novas tecnologias e obtendo ganhos de produtividade.

 

Deixe uma resposta