Como implantar um apiário

0
115
Como implantar um apiário
Site do Café

Como implantar um apiário

A implantação de um apiário, no Brasil, pode ser feita de agosto a março, mas o melhor é de setembro a janeiro, período das maiores e melhores floradas, melhores posturas e maior atividade das abelhas em busca de néctar, pólen e própole. Nessa época temos ainda as melhores temperaturas e condições de trabalho e de reprodução das abelhas.

Só devemos levar as abelhas para o apiário quando dispusermos de todas as instalações, acessórios e ferramentas necessárias para o bem desempenho desta atividade. Importante, também, é padronizarmos todo o material, para facilitar substituições, reparos, vendas, compras, etc.

Distâncias aconselháveis

Com o advento das africanas e a situação atual da apicultura brasileira, os apiários devem ficar, no mínimo, a 500m de residências ou instalações para animais, para evitar possíveis ataques de abelhas. Entre apiários, a distância deve ser de, no mínimo, 3.000m, para melhor distribuição das pastagens. A água deve ficar, no máximo, a 200m do apiário.

Quanto à distância do apiário aos mercados ou locais de recursos, deve ser a menor possível, respeitadas as medidas de segurança. Para a produção de rainhas, os apiários devem ficar a, no mínimo, 5 Km de distância, uns dos outros.

Como instalar o apiário

Escolhido o terreno, de preferência plano ou com pouca inclinação, devemos roçá-lo, deixando bastante espaço limpo entre a colméia e seu perímetro. Capinamos o local das colméias e removemos todos os detritos, para evitar a formação de ninhos de ratos e de formigas, sendo até melhor gramá-lo.

Devemos colocar as colméias debaixo de árvores ou perto delas, mas com a frente livre e em posição tal que recebam o sol, pelo menos pela manhã, evitando o sombreamento total. Fazemos depois os bancos ou bases para as colméias, com madeira, pedras, cimento, etc., bem firmes e nivelados. Deve haver espaço livre atrás das colméias, para facilitar os serviços.

Local das colméias

O ideal seria um lugar descampado, mas com proteção de cercas vivas, quebra-ventos ou então em clareiras de matas ou plantações de eucaliptos. Quando o terreno é plano, limpo e seco, não há problemas para darmos uma boa disposição às colméias. Quando for em declive, as partes mais baixas são as melhores, para evitar que as abelhas “subam o morro”, sendo preferível que fiquem em filas, com os alvados virados para a baixada e as linhas de vôo livres.

Deixe uma resposta