Como cultivar cogumelos

0
110
Como cultivar cogumelos
Site do Café

Como cultivar cogumelos

O cultivo de cogumelos pode ser uma atividade agrícola interessante, mas requer cuidados especiais. Existem muitas variedades de cogumelos, algumas são comestíveis e boas para a comercialização e outras são tóxicas, venenosas e podem até causar graves problemas de saúde àqueles que os consumirem. Além disso, existem tipos de cogumelos que são perfeitamente comestíveis mas, se plantados em solos contaminados passam a ser altamente venenosos.

Os cogumelos são conhecidos, dependendo da região, por diversos nomes, como orelha-do-diabo, chapéu-de-sapo, entre outros. O seu cultivo, como já mencionamos, requer técnicas bem específicas. Daremos algumas orientações nesse sentido, mas é imprescindível que o produtor obtenha informações bastante detalhadas, principalmente consultando literaturas específicas e procurando a orientação de outros produtores, já experientes. São bastante cultivados no estado de São Paulo, sendo que as variedades mais produzidas são as dos cogumelos Agaricus e Pleurotus.

O cogumelo Agaricus, por não ser de origem brasileira, não se desenvolve em temperaturas superiores a 20 ºC, ficando o seu cultivo restrito às regiões mais frias do País, principalmente nos estados do Sul. Já o Pleurotus é perfeitamente adaptado às condições de clima e umidade encontradas no Brasil, sendo cultivado durante todo o ano, sem maiores problemas, desde que o local não sofra a incidência direta de luz solar.

O principal cuidado no cultivo dos cogumelos é o preparo das sementes, que devem ser retiradas de um pedaço da parte interna do cogumelo, após ser lavado com água fervida, para evitar qualquer tipo de contaminação. É uma operação delicada, onde deve-se remover pedaços de cerca de 1mm com uma pinça esterilizada, colocando-os, em seguida, em uma placa onde será feita a cultura inicial, em um meio orgânico. Não poderá haver nenhum tipo de contaminação. As placas de cultura devem ser, então, fechadas. Existe todo um processo, bem mais complexo, que deverá ser feito para o devido preparo das sementes, por esta razão, repetimos, este processo deve ser bem assistido e o produtor deverá consultar literatura específica além de contar com auxílio técnico no local, nas primeiras tentativas de obtenção de sementes para o cultivo de cogumelos. Outra alternativa é a compra de sementes prontas, direto com produtores.

Após a obtenção das sementes, estas devem ser cultivadas em composto, rico em água e nutrientes. Podemos citar o composto feito de bagaço de cana, picado em pedaços de 2 x 0,5cm, em quantidade de, no mínimo, 100kg, amontoados em pilhas de 1m de altura por 50cm de largura, que devem ser bastante molhadas. Este preparo leva cerca de 3 dias, quando, então o bagaço deverá apresentar por volta de 80% de água. A fermentação do composto leva sete dias quando, então, deve sofrer o processo de pasteurização. Quando tudo estiver pronto, pode-se efetuar a semeadura no composto.

Para se semear o cogumelo Pleurotus, deve-se utilizar 2kg de sementes para cada 100kg de composto. No caso do Agaricus, o composto deve ser feito com palha de arroz e esterco de cavalo. A semeadura deste cogumelo é feita em sacos plásticos de 100 l e após 15 a 20 dias, nascem os cogumelos. Como já mencionamos, este cogumelo requer temperaturas mais baixas, sendo que o ideal é que sejam cultivados em local escuro, arejado e com temperatura de 16 ºC.

A principal preocupação do produtor de cogumelos deve ser a limpeza, pois qualquer tipo de contaminação ou esterilização mal feita poderá afetar ou destruir toda uma produção.

Deixe uma resposta