Como criar bantam

0
263
Site do Café

O corpo compacto coberto por penas de tons variados é o diferencial da ave anã, que tem comércio lucrativo no segmento de ornamentação e melhoramento de raças.

Hoje é possível encontrar várias criações de animais em miniatura, cujas medidas apresentam-se em proporções pequenas em relação a seus exemplares com tamanho convencional, como minicoelhos, minicaprinos, minicavalos e minibovinos. No caso das aves, entre as galinhas há também as bantans, denominação popularmente atribuída às variedades anãs que não possuem similares em versão maior.

De estatura baixa e com peso médio de meio quilo para as fêmeas e de até 1 quilo para os machos, as bantans são belas e graciosas. Donas de diversos tipos de plumagens e combinações de cores, inclusive algumas com penas nos pés e topetes estilosos, destacam-se no segmento de aves ornamentais.

A aparência exótica de muitas é herança de sua ascendência asiática, assim como a palavra bantam, que é derivada de uma província e porto marítimo na Indonésia. A adoção do nome de quem descobriu a raça ou do local de sua origem é, muitas vezes, o critério usado para a identificação de aves pelo mundo.

Embora o padrão único de tamanho pequeno possa fazer com que pareçam frágeis e delicadas, as bantans são rústicas e resistentes, facilitando o manejo em cativeiro. Como as galinhas convencionais, vivem bem em instalações simples e, já que não exigem muito espaço, até o fundo de quintal de residências é opção para desenvolver as aves compactas.

como-criar-bantam-edicao-375-janeiro-2017 (Foto: )

criação de bantans ainda oferece ao produtor a vantagem de não precisar de qualquer tipo de documentação ou de registro para colocar a atividade em prática. Nem para a comercialização dos exemplares, que, quando bem planejada e com demanda assegurada, permite vendas lucrativas para interessados em obter linhagens melhoradas. Elas também são procuradas para preservação da raça, enfeitar áreas externas de estabelecimentos e participar de exposições e concursos.

Apesar de corresponderem à metade ou a um terço dos ovos das galinhas comuns, os das bantans são igualmente nutritivos para consumo humano. Prolíficas, chegam a gerar mais de 100 ovos de 45 gramas por ano, com possibilidade de atingir 130 unidades em criadouros com boas condições de manejo.

Além de caracterizadas pela alta produtividade e vitalidade que possuem, as bantans de raça pura têm fácil adaptação a diferentes condições de clima e ambiente. Por aqui, podem ser desenvolvidas em qualquer região do país, desde que o bem-estar das galinhas seja respeitado pelo criador.

A lida das bantans no sistema de semiconfinamento favorece a redução de custos com alimentação. Soltas durante as manhãs e parte da tarde, elas podem se satisfazer comendo gramíneas. À noite, um abrigo de tábuas para proteção contra a chuva e predadores é o suficiente para as aves dormirem sossegadas.

Mãos à obra

>>> INÍCIO Entre as variedades de bantans, existem a oriental nagazaki, que tem perna curta; a sedosa do japão, com penas e plumas parecidas com pelos; a sebright, na cor prata ou dourada; a frizzle, frisada ou arrepiada; a rosecomb; a modern games; e a old english game. Visite viveiros com referência, converse com criadores idôneos e peça dicas e orientações antes de fazer a escolha para a criação.

>>> AMBIENTE Bantans são adaptadas a qualquer clima. Contudo, disponibilize local com área protegida de sol forte, chuva intensa e ventos cortantes. A presença de gramado é necessária para o período em que as aves ficam soltas e ciscam.

>>> ESTRUTURA É de madeira ou alvenaria semelhante à dos galinheiros tradicionais, mas em proporção menor. Pode também aproveitar as paredes transversais de cantos em um barracão ou em um cômodo desalojado, levantando as duas outras laterais com materiais existentes na propriedade, como tábuas, ripas, pregos e martelo. Telhas de barro são as mais indicadas para a cobertura, e chão batido ou cimentado deve ser coberto com maravalha, para evitar umidade e facilitar a higiene. Gaiolas de arame galvanizado de 60 por 60 por 60 centímetros são opções para criações sem área disponível.

>>> ACESSÓRIOS Instale poleiros de madeira ou galhos de árvores a 1 metro de altura e com 60 centímetros de distância entre si para as aves descansarem. Ninhos de 25 por 25 por 25 centímetros precisam ser preenchidos com palha ou capim seco, para realizarem a postura e o choco. Lojas de produtos agropecuários vendem bebedouros e comedouros automáticos. Chocadeira elétrica pode ser um equipamento necessário, enquanto campânulas são úteis para aquecer os pintinhos de um dia.

>>> ALIMENTAÇÃO É a mesma ração fornecida para galinhas comuns, porém, em volume menor. Sirva hortaliças(exceto alface) e frutas como complemento e alternativa para reduzir custos com as refeições. Água pode ser de riachos, rios, represas ou açudes, desde que passe por estação de tratamento para purificação.

>>> CUIDADOS As bantans são resistentes, mas precisam seguir um programa devacinação contra as enfermidades que podem atacá-las. A vermifugação regular é imprescindível para a criação que cisca o chão a todo momento. Desinfete as instalações semanalmente para retirar as bactérias e germes e conter a proliferação de enfermidades. Se houver diferentes raças de galinha no mesmo local, separe as bantans para os pequenos galos não cruzarem com fêmeas maiores.

>>> REPRODUÇÃO Boas poedeiras, as bantans realizam de três a quatro posturas por ano. A vida fértil, que se inicia aos seis meses de idade, mantém-se por oito anos. Levam 21 dias para chocar e são consideradas ótimas mães, podendo ser amas para filhotes de outras aves.

Raio X

Criação mínima: um casal é suficiente para iniciar a criação

Custo: o preço do casal pode variar de R$ 150 a R$ 200

Retorno: um ano

Reprodução: inicia-se entre 6 e 8 meses de idade

 

Deixe uma resposta