Características básicas das hortas caseiras

0
119
Site do Café

Características básicas das hortas caseiras

Tomate, alface, chuchu, couve, abobrinha, repolho, cenoura: tudo fresquinho e sem agrotóxicos. Quem tem uma horta em casa, vive esta e outras vantagens, como o fato de se livrar de contaminações feitas por regas de córregos, ou ainda, o simples prazer de cuidar de uma, o que é algo benéfico para a saúde mental. Ter uma horta doméstica também é vantajoso para o consumo familiar e de amigos em termos econômicos.

Um pequeno pedaço de terra já é o suficiente para se fazer uma horta caseira e garantir  verduras, legumes e tubérculos o ano todo. Para se ter sucesso, é preciso planejar cada ação: primeiro, deve-se verificar as culturas que se deseja plantar e o ciclo vegetativo de cada uma, que servirá como rodízio à horta (para que se evite o desgaste dos nutrientes da terra). Se a intenção é plantar várias culturas ao mesmo tempo, a qualidade da terra tem que ser adequada a elas. Produtos químicos e adubos orgânicos (como esterco de animais previamente curtidos em estrumeiras) dão conta de preparar o solo a receber essa variedade de espécies vegetais. Sol e água limpa completam o preparo da horta.

Apesar da facilidade em se construir uma horta, mantê-la protegida do ataque de insetos, ácaros ou outros destruidores, é também função de seu proprietário. No mercado, existem inúmeros preparados modernos contra todo e qualquer tipo de insetos: basta encontrar o adequado à plantação e seguir as instruções na embalagem do produto.

Todo o cuidado com a horta caseira é recompensado quando se chega ao momento da colheita: uma enorme satisfação para quem cultivou, protegeu e viu crescer as plantas e, que agora, consumirá hortaliças sem se preocupar com contaminações.

Deixe uma resposta