Baunilha

0
112
Baunilha
Site do Café

Baunilha

A baunilha (Vanilla flagrans) é uma planta do tipo trepadeira, originária das áreas tropicais do continente Americano. Dela é extraída uma essência muito apreciada em todo o mundo, responsável pelo tradicional sabor baunilha, encontrado em sorvetes, balas e doces em geral. Sua utilização mais conhecida é como aromatizante para chocolates. É, portanto, uma das principais matérias-primas utilizada na indústria de doces.

Além disso, sua utilização pelas indústrias de cosméticos (perfumes) e farmacêutica é bastante significativa. Por estes motivos, o cultivo da baunilha pode ser considerada uma atividade comercial bastante interessante, desde que o produtor conheça e tenha acesso aos canais de vendas mais adequados.

A essência da baunilha é extraída de pequenas sementes, de cerca de 0,3mm de diâmetro, encontradas dentro das cápsulas que são formadas à partir das flores da planta.

A baunilha deve ser plantada entre os meses de setembro e março, devido á necessidade de irrigação ou chuvas que a planta requer, neste período de plantio. O regime pluviométrico deve ser de, no mínimo, 1800mm/ano e as temperaturas devem ser superiores a 22ºC.

Não deve ser plantada em lugares abertos, pois não tolera ventos muito fortes e diretos. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica. Para que a baunilha seja bem protegida e possa obter as condições necessárias para seu desenvolvimento, deve ser plantada em lugares não sujeitos a ventos, ou no meio de outras culturas, como a do caju, por exemplo.

O espaçamento indicado é de 0,30×0,30×0,30cm entre as covas, sendo que devem ser plantadas ao lado de estacas ou de árvores, onde possam se desenvolver. Outro cuidado a ser tomado é manter a planta na sombra.

Os tratos culturais consistem em manter o terreno limpo, com roçadas, e tomando-se o cuidado de não atingir as raízes desta planta, que são bastante superficiais.

A baunilha é uma planta hermafrodita, ou seja, apresenta as estruturas reprodutoras masculinas e femininas. Sua polinização, entretanto, é bastante difícil sendo realizada de forma natural com o auxílio de insetos. Entretanto, este processo de polinização não apresenta uma eficiência desejável para uma plantação comercial. Desta forma, a polinização deve ser feita artificialmente, sendo que todas as flores devem ser polinizadas, para que se consiga uma boa produção. Em cada planta, deve-se manter entre 4 a 6 flores polinizadas, eliminando-se as restantes. Isto fará com que os resultados da produção sejam maiores.

A colheita é feita quando as já mencionadas cápsulas estão maduras, quando ficam mais claras, sem brilho. Isto ocorre cerca de oito a nove meses após a polinização. Deve ser observada a época certa para a colheita, pois se houver atraso, a operação será impossível pois os frutos se abrirão e deixarão cair as sementes.

Deixe uma resposta