Bambu – características e curiosidades

0
127
Bambu - características e curiosidades
Site do Café

Bambu – características e curiosidades

O bambu é uma planta perene originária da Ásia, que apresenta inúmeras utilidades. Com ele, podemos construir cercas, ripados para peixes, paióis, casas, cocheiras, estábulos, pocilgas, galinheiros, etc.; artesanatos como cestas, jacás, balaios, cortinas, abajures, esteiras, comedouros para diversos animais, grades, caramanchões, estaqueamentos para diversas plantas; encanamento para água, armações de leques e sombrinhas, espetos para churrasquinhos, espetos servindo de cabos, para o preparo e o arranjo de flores, etc.

Além disso, seus brotos servem para a alimentação humana, sendo mesmo, quase que a base da alimentação em certas regiões da Ásia. No Brasil, o seu consumo já é grande e apresenta um crescimento regular. Também é amplamente utilizado como matéria-prima para a fabricação de móveis e peças de decoração.

Outros empregos para o bambu são: substituição do ferro nas peças de concreto armado ( o que é feito em alguns lugares do mundo), fabricação de mourões, placas, etc. e mesmo na construção de prédios; como combustível; para a indústria de papel e celulose; para a fabricação de compensados e chapas; para a produção de álcool, devido ao seu elevado teor (70 a 85%) de carboidratos em relação à matéria seca; o bambu leva uma grande vantagem sobre as árvores coníferas e folhosas porque, enquanto estas crescem tanto no diâmetro dos troncos como também no sentido vertical, o bambu cresce somente nos ponteiros, desde a base até 10 a 15m que são suas alturas máximas e sempre com o mesmo diâmetro, desde o solo até a sua ponta.

Requer climas quentes e não resiste a temperaturas abaixo de 4 ºC. Existem 40 gêneros e mais de 1.000 espécies de bambu. Entre elas destacamos:

– Bambusa vulgaris  : para a fabricação de papel e álcool, tendo pouca durabilidade para outros usos.

– Dendrocalamus giganteus : muito usado na alimentação, sendo os brotos retirados de touceiras com 5 ou 6 bambus, para dar condições de desenvolvimento aos brotos.

– Bambusa oldarnis : é firme, prestando-se para quebra-ventos, com seus colmos de 30 a 40cm de comprimento por 15 a 20 de diâmetro.

– Bambusa tuldoides : é o mais comum e usado.

– Guandua fravelata : atinge 12 a 14m de altura, tem colmos de 13 a 20cm de comprimento por 6 a 8cm de diâmetro. É rico em amido, de fácil extração para celulose e álcool ou para alimentos. Suas bainhas são perenes e só caem quando apodrecem.

Temos, também, variedades que, embora anãs e ornamentais, servem para a construção de cercas, mourões, etc.

Deixe uma resposta