Aprenda a fazer repelentes naturais para combater lagartas no maracujá

0
192
Site do Café

Por se tratar de uma produção de maracujazeiro caseira, este tipo de repelente é o mais recomendado

O pé de maracujá em meu quintal está bem carregado, porém, quando amadurecem, os frutos ficam escuros e com furos. O que faço?

Um melhor diagnóstico seria possível com a análise do interior dos frutos atacados, porém os danos registrados na superfície dos maracujás parecem ser causados por lagartas. Visto que é uma produção de maracujazeiro caseira, a recomendação é aplicar repelentes naturais.

Corte 1 quilo de cebola, ou cebolinha verde, e misture em 10 litros de água. Após curtir por dez dias (sete, no caso da cebolinha), utilize 1 litro da solução para 3 litros de água para, enquanto houver frutos, pulverizar a planta semanalmente no fim de tarde.

Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.

Outra sugestão de controle é usar uma parte de manipueira – suco de aspecto leitoso extraído quando se espreme a mandioca ralada – para uma parte de água, com acréscimo de 1% de açúcar ou farinha de trigo. Aplique na planta a cada 14 dias. Pode-se ainda utilizar no fim do dia o óleo de nim, que é vendido em lojas de produtos agropecuários.

Deixe uma resposta