Administração rural: o agronegócio no Brasil

0
158
Site do Café

A Administração Rural é um conjunto de atividades envolvidas que se relacionam ao controle e gerenciamento dentro de um setor agrícola. O administrador com foco no agronegócio tem tido um espaço grande no mercado brasileiro

A Administração trata das atividades necessárias para a realização do planejamento (estratégias), da supervisão e da coordenação de uma organização. O mercado exige do administrador habilidades e competências que venham agregar valor ao ambiente corporativo, como, a capacidade de coordenar e supervisionar equipes, ser organizado, ter espírito de liderança, entre outras. Ele deve estar apto a desenvolver as quatro funções administrativas, que são elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

A Administração Rural é considerada o ramo da Administração, e é definida como o conjunto de atividade que ajuda o produtor rural na tomada de decisões relacionadas à sua unidade produtiva, tendo como objetivo chegar ao melhor resultado econômico, sem que a produtividade da terra seja prejudicada.

Segundo Heleno (2009, p. 22), qualquer que seja o empreendimento, não importando se produz flores, milho, hortaliças, pequenos animais ou derivados de leite, exige-se hoje que princípios da administração sejam postos em prática.

Dessa forma, o administrador rural deve desempenhar as funções administrativas no ambiente rural e, ter conhecimento dos fatores externos e internos (preços dos produtos, disponibilidade e eficiência de mão de obra na região, existência de mercado para o produto e o clima). A partir de culturas como café, soja, cana-de-açúcar, houve a construção da economia. Com isso, as espécies agrícolas passaram a atender não apenas o mercado interno nacional, mas também mercado externo, o que fez com que impulsionasse ainda mais a economia do país.

O Agronegócio no Brasil é o setor de maior movimentação de bens do país. Além disso, contribui para o crescimento de empregos diretos e indiretos. De acordo com Heleno (2009, p. 24), o Brasil é um país que vem se consolidando no setor do agropecuário desde sua descoberta, graças ao que oferece, em termos de riquezas naturais, aos empreendedores rurais.

A extensão do país, suas riquezas naturais, o clima (tropical) são responsáveis por favorecerem o desenvolvimento agrícola. Hoje o Brasil tem uma grande tradição agrária, seu surgimento deu início desde sua colonização, e esse legado tem se estendido com o passar dos séculos.

O termo agribusiness (significa agronegócio em português) engloba toda a atividade econômica envolvida com a produção, estocagem, transformação, distribuição e comercialização de alimentos, fibras industriais, biomassa, fertilizantes e defensivos (SEBRAE.com).

Em outras palavras, pode ser entendido como o conjunto de diversas atividades produtivas relacionadas à agricultura e pecuária dentro de um ponto de vista econômico. É um termo que faz com que ultrapassem as fronteiras da propriedade rural, seja ela agrícola ou pecuária. Ele está articulado dentro dos três setores de atividade econômica: primário, secundário e terciário. Envolvendo a participação de todos de forma direta ou indiretamente no processo até chegar ao consumidor final. Hoje o Brasil é considerado uma potência mundial no aumento de exportações de produtos (alimentícios e energéticos) do agronegócio.

Sendo o processo administrativo composto por quatro etapas, a saber: planejamento, organização, direção e controle. No agronegócio a presença das quatro atividades, não seria algo a ser considerado diferente. Pelo contrário, nesse sistema produtivo existe uma necessidade maior do planejamento, muitas vezes por conta da incerteza que existe nesse ambiente.

Com isso, pode-se entender que qualquer que seja a produção é importante que se tenha uma atenção para essas quatro etapas. Embora hoje muitos produtores tenham a noção da importância da aplicação da administração no meio rural, a sua ausência ainda é um dos maiores entraves no cenário agrícola, pois a maior parte dos esforços ainda é focada na produção em si, mas isso vem diminuindo com o passar dos anos, em decorrência das constantes mudanças que vem ocorrendo no ambiente econômico, existindo hoje à percepção de que a falta de administração em relação ao que se produz no meio rural, pode gerar prejuízos irreversíveis.

Visitar: João Shop width=

Deixe uma resposta