Criação de porcos enriquece o sitiante ao mesmo tempo que enriquece a terra

0
129
Site do Café

O porco é um animal que pode ser explorado com pequeno capital inicial, mostrando-se excelente chance de negócio para os pequenos produtores. No entanto, poucos são os criadores que de fato sabem explorar e se beneficiar dos grandes benefícios proporcionados pela criação de suínos. Em sua maioria, os criadores só se preocupam em obter porcos que, superalimentados com milho, alcancem enormes pesos, ignorando o fato de eles possuirem a seu favor pontos essenciais, como grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia e fornecer carne de excelente qualidade. “Isto comprova que esses criadores não conhecem o real valor desta rendosa indústria, que supera em lucro a de quase todos os animais domésticos“.

Se enganam aqueles que pensam que as vantagens da criação de suínos em pequenas propriedades rurais se limitam apenas ao baixo capital investido e ao alto rendimento proporcionado ao produtor. Além de obter lucro com a sua criação, o suíno é, ao mesmo tempo, um precioso elemento melhorador da terra, adubando e removendo o solo, inserindo adubo em camadas mais profundas e restituindo, com as suas dejeções, elementos de valor para a sua fertilidade. Ao mesmo tempo que a criação de porcos enriquece a terra, enriquece também o seu proprietário.

Rentabilidade da criação de porcos


A carne suína, em termos de lucratividade para o pequeno produtor, rende muito mais do que a de qualquer outro animal, com relação ao alimento que consome, e os capitais investidos em sua exploração começam a produzir lucros logo no primeiro ano, bem antes que a criação da grande maioria dos outros animais domésticos.

Exigências da criação de porcos


São elementos essenciais para conduzir uma criação de suínos a pleno êxito:
A) Animais de boa linhagem e de boa procedência;
B) Instalações e equipamentos eficientes;
C) Alimentação racional;
D) Cultivo de alimentos dentro da propriedade;
E) Assistência ao rebanho (profilaxia das enfermidades); e
F) Escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada (custo da produção).

A alimentação racional barateia a produção, facilitando ao criador meios seguros de se obter grandes rendimentosA alimentação racional barateia a produção, facilitando ao criador meios seguros de se obter grandes rendimentos

Seleção genética dos porcos


O melhoramento dos suínos é fundamental para o sucesso do negócio e não há razão que justifique a criação de porcos sem seleção genética. O emprego de porcos inferiores, para início de uma criação, constitui em uma lamentável perda de tempo e de dinheiro. Considerando a rapidez com que os porcos se multiplicam, é visível o grande benefício de se adquirir espécimes de raça pura, pela vantagem de, em pouco tempo, se obter plantéis uniformes, de elevada precocidade e grande rendimento.

Raças de porcos


De todos os elementos que intervêm na produção econômica dos suínos, o tipo (raça) é um dos menos compreendidos pela maioria dos criadores. Para se conseguir uma raça precoce, é primordial racionalizar a criação, adotando normas eficientes que orientem a alimentação, o uso correto de equipamentos, a necessidade de assistência técnica e a higiene do rebanho.

– Alimentação

O sucesso da criação de suínos reside, em grande parte, na boa aplicação dos princípios que orientam a alimentação dos porcos. As rações devem ser organizadas de acordo com a idade e finalidade dos animais, e convenientemente balanceadas. Não deve ser esquecido o pastejo em bons piquetes, pois tal prática, além de indispensável como medida dietética e higiênica, barateia a produção de 30 a 40%, se as pastagens empregadas são de gramíneas ou de leguminosas. Os métodos de alimentação racional, quando aplicados corretamente, barateiam a produção, facilitando ao criador meios seguros de se obter grandes rendimentos.

– Equipamentos e Assistência técnica

Muitas vezes, condições impróprias de equipamentos ou a fata de assistência ao rebanho resulta em prejuízos ao criador de suínos, mesmo que a criação tenha sido iniciada com animais de ótima procedência.

Higiene


O produtor deve preocupar-se em conservar os animais em bom estado de higidez (saúde), a fim de prevenir enfermidadesO produtor deve preocupar-se em conservar os animais em bom estado de higidez (saúde), a fim de prevenir enfermidades

O produtor deve preocupar-se em conservar os animais em bom estado de higidez (saúde), a fim de prevenir as enfermidades a que estão sujeitos. O exercício ao ar livre é uma fonte incomparável de vigor e saúde. Porcos criados em pocilgas, ambiente viciado e atmosfera úmida, faz com que os animais tenham alta taxa de mortalidade, principalmente porcas e leitões recém-nascidos. Quando soltos no meio ambiente, inicialmente com relação às fêmeas gestantes e aos animais doentes, o número de medicamentos e de insumos são reduzidos em até 50%.

Visitar: João Shop width=

Deixe uma resposta