Adlai ou trigo de verão

0
115
Adlai ou trigo de verão
Site do Café

Adlai ou trigo de verão

O adlai é uma planta herbácea que contém cerca de 50% a mais de proteínas, se comparado ao trigo. Também é conhecido como trigo-de-israel, capim-de-nossa-senhora, trigo-de-verão ou capiá e pode alcanças cerca de 1,20m de altura. Seu nome científico é Coix lacryma-jobi L. e é mais nutritivo do que o arroz, a aveia e o milho. É amplamente utilizado na alimentação humana, como substituto do arroz e da aveia. Dele produz-se uma farinha, utilizada para fazer pão e outros alimentos, como bolos.

Para o consumo animal, é uma ótima forrageira e seus grãos podem ser fornecidos à aves, porcos e cavalos. A farinha obtida do adlai é utilizada em rações e o farelo pode ser fornecido para os bovinos. Quando for produzida em grandes quantidades, como forrageira, para consumo animal, deve ser ensilada ou passar pelo processo de fenação, para que não se estrague logo e sirva de alimento para os animais, durante muito mais tempo.

É uma cultura de verão, vegetal de clima tropical e que necessita de chuvas moderadas. Desenvolve-se melhor em solos férteis e úmidos, mas com boa drenagem, de preferência os argilo-arenosos. A adubação utilizada é a mesma feita no plantio da soja.
É uma planta bastante resistente a doenças e pragas, pois não sofre muito com o ataque de fungos ou insetos, ou seja, não necessita de defensivos químicos, o que barateia os custos de produção. Os tratos culturais são restritos às capinas, quando necessárias. Apesar dessa rusticidade, eventualmente, pode-se recorrer ao uso de herbicidas.
O plantio é feito de setembro a novembro, podendo ser feito, também, em dezembro ou janeiro, caso a época das chuvas comece atrasada.
A semeadura deve ser feita, preferencialmente, de modo mecanizado, em sulcos de 10cm de profundidade (com cobertura máxima de apenas 5cm), com espaçamento de 0,50m entre as linhas e 5cm entre as sementes. Com estas características de plantio, são necessários cerca de 40kg de sementes por hectare.
O preparo do solo é feito da mesma forma que se faz para o plantio do milho, além disso, pode-se aproveitar as mesmas máquinas utilizadas nas plantações de trigo ou soja.
A colheita pode ser feita com colheitadeiras de arroz, depois da época das chuvas, durante a estiagem, cerca de 150 dias após o plantio. O agricultor saberá que está na hora da colheita quando os grãos ficarem marrons. Após isso, a colheita deve ser feita com rapidez, para que as sementes não se estraguem. A planta é cortada por inteiro e, depois, colocada para secar ao sol.
O armazenamento só deve ser feito quando os grãos estiverem bem secos, caso contrário, desenvolverão mofo depois de ensacados. O beneficiamento é feito em máquinas utilizadas para o beneficiamento do arroz. Isto deve ser feito depois do adlai ser descascado e moído em moinhos comuns.

Deixe uma resposta