Abobrinha

0
174
Abobrinha
Site do Café

Abobrinha

A abobrinha (Cucurbita pepo var. melopepo) é uma das hortaliças mais produzidas e consumidas em todo o Brasil. É um vegetal originário de regiões tropicais e também conhecido como abóbora-da-moita. É uma planta herbácea, da família das cucurbitáceas, que se adaptou plenamente às condições de solo e clima do Brasil.

Existem algumas variedades sendo que a preferida do público consumidor brasileiro apresenta frutos verde-claros, de formato cilíndrico. É uma hortaliça que pode ser plantada durante todo o ano e demonstra alta produtividade.

Em sua composição, temos proteínas, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C. Seu teor calórico é de 24 calorias, em cada 100g.

Este vegetal apresenta melhor rendimento e desenvolvimento em regiões com temperatura média entre 22 e 25 ºC. É muito importante que seja protegida do frio intenso e de geadas, pois não suporta essas condições. Prefere solos areno-argilosos, com pH entre 6,0 e 6,8, que sejam férteis e principalmente, bem drenados.

O plantio, apesar de poder ser feito durante todo o ano, deve observar as condições do inverno em cada região. Em regiões onde o inverno apresenta temperaturas muito baixas, o plantio deve ser feito de setembro a fevereiro, para que as baixas temperaturas não atinjam a produção. Como na maior parte do Brasil as temperaturas são amenas durante todo o ano, o plantio pode ser feito em qualquer época, nessas regiões.

O espaçamento indicado para esta cultura é de 1,0 x 1,5m entre as covas, que devem ser adubadas com esterco curtido de curral, além da suplementação mineral mais indicada, que pode ser definida através da análise de solo. São utilizadas 2 sementes por cova e em alguns casos, 3.

A horta deve ser irrigada diariamente, desde o plantio, até a raleação, quando devem ser deixadas apenas duas plantas por cova. À partir daí, deve ser irrigada a cada três dias. Depois de 35 dias, após o plantio, deve ser feita uma adubação por cobertura. Além disso, a plantação deve ser mantida sempre limpa, livre de invasoras e plantas daninhas.

A doença de maior incidência sobre a cultura da abobrinha é o oídio. As pragas mais comuns são o pulgão, a mosca-da-fruta e a broca-das-hastes.

A colheita deve ser feita cerca de 45 após o plantio, somente nas plantas cujos frutos estiverem com mais de 17cm, até 22cm de comprimento e com cerca de 5cm de diâmetro. O período de colheita pode estender-se até 60 dias após o plantio, nas regiões mais quentes e pode ser de 60 a 80 dias, nas regiões mais frias. O volume de produção pode variar de 9 a 10 t/ha.

Deixe uma resposta