A utilização de hortaliças não-convencionais na alimentação

0
118
A utilização de hortaliças não-convencionais na alimentação
Site do Café

A utilização de hortaliças não-convencionais na alimentação

O consumo das hortaliças não-convencionais, como o almeirão de árvore, o caruru, a chicória do Pará, o inhame (ou cará) e a jurubeba está relacionado ao modo de vida e à cultura local das regiões em que são consumidas. Entretanto, de forma geral, as hortaliças não-convencionais podem ser utilizadas de diversas maneiras na culinária, seja consumidas cruas ou cozidas em saladas, seja em refogados, ou ainda, no preparo de sopas, molhos e cremes. Elas ainda podem servir de ingredientes para o preparo de omeletes, pastas, patês, suflês, bolos, pães, biscoitos, massas de macarrão, chás, geleias, doces, acompanhamento de arroz, feijão e angu e nas preparações de carne, frango e peixe.

Saiba como preparar as hortaliças citadas:

Almeirão de árvore:  Pode ser utilizado no preparo de pratos quentes e de saladas. Pode ser consumido com feijão, arroz, lentilha, grão-de-bico e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.

Caruru: Todas as suas partes são comestíveis. Tal como a couve e o espinafre, as folhas podem ser preparadas em saladas, refogadas, em sucos, molhos e sopas. Já as sementes, servem tanto para o preparo de pães, como são uma ótima opção para tira-gostos quando consumidas torradas.

Chicória do Pará: Muito utilizada como cheiro-verde, esta hortaliça cai bem no preparo à base de peixes, no pato no tucupi e tacacá.

Inhame (Cará): Pode ser consumido cozido, frito, assado ou em pães. É uma boa combinação em pratos à base de carnes e frango.

Jurubeba: Seus frutos, de sabor amargo, são utilizados cozidos com arroz ou para fazer conservas e bebidas.

Com informações do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Deixe uma resposta