Tipos de hortas – domiciliar, caseira, comercial e industrial

0
122
Tipos de hortas – domiciliar, caseira, comercial e industrial
Site do Café

Tipos de hortas – domiciliar, caseira, comercial e industrial

A produção de hortaliças é uma das principais atividades agrícolas. A necessidade do ser humano de consumir vegetais faz com que hortas de todos os tamanhos e com as mais diferentes culturas, sejam absolutamente úteis, seja para o consumo próprio, seja para gerar lucro.

Basicamente, existem os seguintes principais tipos de hortas, de acordo com a área disponível:

– horta domiciliar ou urbana – em áreas muito reduzidas, como varandas de apartamentos ou pequenos canteiros;

– horta caseira – hortas que utilizam área um pouco maior, como um quintal ou uma pequena área em uma propriedade rural;

– horta comercial/industrial – horta instalada em um terreno com grande área.

Horta domiciliar ou urbana

Esse tipo de horta costuma ser plantada em pequenos canteiros nas casas ou em varandas de apartamentos. Devido à pequena área onde é cultivada, esse tipo de horta é tida mais como um lazer do que uma forma de produzir alimento. Entretanto, seus proprietários costumam ser entusiastas, pois utilizam o trabalho que destinam à horta, como uma forma de terapia anti estresse. Além disso, sua reduzida produção acaba na mesa dos felizes proprietários que, normalmente, por serem pessoas da idade e não do campo, se sentem realizados em poder comer um alimento produzido por eles mesmos.

Horta caseira

Esse tipo de horta é cultivada, normalmente, em quintais maiores ou no fundo de casas de sítios ou chácaras. Devido à maior disponibilidade de área, a produção dessas hortas costuma ser suficientemente fartas para abastecer a família do proprietário o ano inteiro e, muitas vezes, gerar um pequeno excedente que pode ser comercializado em pequenas quitandas ou, ainda, distribuído aos familiares mais distantes.

Hortas comerciais e industriais

As hortas comerciais e industriais, como a denominação já explica, destinam-se às grandes produções, com fins lucrativos. A produção é diretamente proporcional à área plantada e, neste caso, costuma ser de poucos hectares até dezenas de hectares. Por definição, as industriais são as de área maior, normalmente cultivadas em grandes propriedades. As comerciais, apesar de também visarem o lucro, são cultivadas em áreas menores, normalmente, de centenas de metros quadrados, chegando até 2000 metros quadrados ou mais. Entretanto, não há uma definição formal que defina exatamente o tamanho de uma horta comercial e uma industrial.

 

Deixe uma resposta