Sementes de hortaliças

0
110
Sementes de hortaliças
Site do Café

Sementes de hortaliças

As sementes de hortaliças variam muito de tamanho, cor, textura, possuem ou não “cascas”, têm diferentes períodos de germinação, etc. Podem ser adquiridas em casas especializadas, de agricultores, em alguns supermercados, etc. Quando vamos adquirir as sementes, devemos verificar que sejam da espécie que desejamos, que estejam em boas condições de conservação, livre de pragas ou doenças e tenham elevado poder de germinação.

Além disso, devemos comprar somente a quantidade necessária para o plantio, evitando fazer estoques por períodos prolongados, pois as sementes, com o tempo, vão perdendo o seu poder germinativo.

Poder de germinação

Para verificarmos o grau de germinação de um lote de sementes, basta pegarmos um prato, forrá-lo com uma camada de algodão bem encharcado de água e, sobre ele, colocarmos um certo número de sementes: 50 ou 100, por exemplo. Logo que germinarem, contamos quantas o fizeram e, assim, podemos saber a percentagem de germinação, o que é interessante porque pode evitar grandes prejuízos e perda de tempo.

Semeadura

Variando de acordo com a hortaliça, podemos semear das seguintes maneiras:

1- a lanço: quando vamos jogando as sementes com a mão, espalhando-as sobre o canteiro ou caixa com terra. O inconveniente deste método é que as sementes não ficam bem espalhadas, havendo falhas em alguns lugares enquanto que, em outros ficam muito amontoadas;

2- em linhas: para o que usamos estacas e linhas, réguas e mesmo o cabo da enxada e riscamos sulcos paralelos distanciados 10cm um do outro, quando em sementeiras e as mudinhas vão ser replantadas e 20 a 25cm, nos canteiros, quando se tratar de espécies de plantio definitivo, que não exigem o transplante. As sementes são lançadas com a máxima uniformidade possível, dentro dos sulcos bem rasos e depois cobertas por uma fina camada de terra;

3- em covas: no caso de sementes grandes como as de ervilhas, vagens, feijões, abóboras, etc.

Sementeiras

São os lugares em que colocamos as sementes para germinar, para que as mudinhas cresçam até certo ponto e sejam transplantadas para o lugar definitivo. Podem ser feitas em um canteiro comum, em um pequeno canteiro ou em uma caixa de madeira com furos ou frestas no fundo, para que a água não empoce dentro delas. As sementes devem ser plantadas em linhas, como indicamos anteriormente, e devem ser molhadas pelo menos 1 ou 2 vezes ao dia.

Deixe uma resposta