Produção de composto

0
112
Site do Café

Produção de composto

O composto é um adubo orgânico, preparado, em volume, na seguinte proporção: esterco de qualquer animal – 1 parte; restos vegetais – 2 partes. O esterco age como um inoculante de microorganismos e, em caso de necessidade, pode ser substituído e na mesma proporção (1:2), por um composto feito anteriormente, mas que ainda esteja em fermentação. Também o composto de lixo pode ser usado, com o mesmo propósito e na mesma proporção que o obtido na propriedade rural.

A massa que estiver sendo trabalhada deve ser mantida sempre úmida, mas não encharcada. Além de ser o mais barato de todos os adubos, mesmo o vendido no comércio, o composto pode ser empregado, de um modo geral, em qualquer lavoura, sem a necessidade de adicionar fertilizantes minerais ou inorgânicos, como vem sendo provado em muitos sítios e fazendas e, também, em pesquisas.

Como já mencionamos, para preparar o composto são necessárias matérias vegetais e estercos ou resíduos animais, sendo esses últimos que fornecerão os microorganismos que irão fermentar os resíduos vegetais, de difícil fermentação.

Para “fazermos” o composto, devemos demarcar, em um terreno seco, livre de enxurradas, alagamentos ou inundações, o local em que ficará empilhado o material para a produção do composto. Em seguida, colocamos, primeiro, uma camada de 30cm de espessura de matéria vegetal como capins cortados, folhas, gramas cortadas, etc., mesmo que estejam contaminados por pragas ou doenças porque, com a fermentação que produz temperaturas de 60 a 70 ºC, todo o material ficará esterilizado.

Sobre a camada vegetal, colocamos uma de esterco e assim vamos alternando as camadas vegetais e de esterco. Quando não dispusermos de esterco, podemos utilizar no seu lugar a mesma quantidade de um composto anterior, mas que ainda não esteja na fase de fermentação.

Também o composto de lixo, ainda em fermentação, que pode ser adquirido em uma usina de beneficiamento de lixo, pode ser empregado, nas mesmas quantidades, para fazer um novo composto. Uma tonelada de composto, eqüivale a 2 metros cúbicos do mesmo material, o suficiente para adubar 1 hectare.

 

Deixe uma resposta