Peru com pernas fracas
Especialista explica que fraqueza nas pernas da ave podem ser falta de uma dieta balanceada ou deficiência de cálcio
Crio várias aves, como patos, marrecos, galinhas e gansos, além de um casal de peru, cujo macho está com as pernas sem força. Como tratar essa fraqueza?
A falta de força nas pernas das aves pode ter várias causas, como a absorção insuficiente de cálcio. Nesse caso, há necessidade de suplementação do nutriente na alimentação, o que pode ser feito com a adição de cascas de ovos secas e moídas e misturadas à ração. É bom ressaltar que as cascas devem ser secas naturalmente à sombra. Nunca ao sol ou em forno. Uma alternativa é usar farinha de osso ou farinha de ostra encontrada em casas de produtos agropecuários.
Por ser uma ave pesada, o peru também precisa de uma alimentação balanceada, oferecida de acordo com as fases de idade: inicial para filhotes; de crescimento, para aves a partir de 30 dias de idade; e de postura para as adultas. A falta de vitaminas (avitaminose) pode causar fraqueza na ave a ponto dela não suportar o próprio peso, chegando, às vezes, a entortar os ossos das pernas. Ainda pode fornecer milho na proporção de uma parte dele para duas de ração. Sirva também à vontade e somente crus, hortaliças, exceto alface, frutas e legumes. Realizar a vermifugação das aves é importante, pois a verminose enfraquece o animal podendo leva-lo à morte. Higiene é fator fundamental na criação, para evitar vermes.
Publicar comentário