Os pôneis

0
99
Os pôneis
Site do Café

Os pôneis

Os pôneis são pequenos cavalos, criados especialmente para serem de tamanho reduzido. Por definição, nenhum pônei pode exceder a altura de 1,36m, apesar de haver uma certa controvérsia no que diz respeito à essa estatura. Existem raças que foram se aperfeiçoando até criarem um padrão de pônei, reconhecido em todo o mundo. Esses animais são chamados de pôneis de pedigree.

Existem, ainda, os animais que, através de diversos cruzamentos feitos por um ou mais criadores, apresentam a estatura e o porte de pônei, sem que isso signifique que uma nova raça tenha sido criada. Isso acontece porque as características genéticas de baixa estatura ou outras, que poderiam definir uma raça, não foram totalmente incorporadas na carga genética do animal, ou seja, não há garantias de que seus descendentes apresentarão as mesmas características que estes animais.

Dentre as raças puras de pôneis, destacamos a Shetland, pois os eqüinos dessa raça são considerados os menores dentre os pôneis. Entretanto, já foram desenvolvidos animais (não raças), menores do que os pôneis Shetland. Há sempre criadores tentando desenvolver pôneis cada vez menores, em busca de reconhecimento e de uma realização inédita. No Brasil, duas raças foram desenvolvidas e reconhecidas como puras: a raça Piquira e o pônei brasileiro.

Desde o século XVIII, os pôneis são considerados uma “extravagância” que proporciona um certo “status” aos seus donos. Até o início do século XX, era considerado uma regalia digna apenas aos nobres e mais abastados, poder oferecer a um filho pequeno um pônei, para que a criança pudesse ter sua iniciação, desde cedo, na arte da equitação.

Dentre as raças de pôneis, existem aquelas cujos animais são mais apropriados para a montaria e outras que destinam-se ao trabalho de tração.

Além da famosa raça Shetland que, como já mencionamos, é a que produz os menores animais, destacamos, também, a Highland e a Dales, cujos animais são os maiores e mais pesados, dentre todas as raças de pôneis. Além disso, devemos ressaltar que os animais utilizados nas partidas de polo também são conhecidos como pôneis, apesar de serem cavalos desenvolvidos especialmente para essa atividade e sejam maiores que os pôneis.

Os pôneis são encontrados e criados em muitas regiões do mundo e existem ainda, em alguns casos, pôneis vivendo em liberdade, em condições que poderíamos caracterizar como semi-selvagens. Atualmente, na maioria dos casos, encontramos pôneis como uma verdadeira atração turística. Em locais como o Haiti, por exemplo, esses pequenos eqüinos são famosos por serem utilizados para longos e confortáveis passeios de turistas, pelos lugares históricos daquela ilha. Esses animais são conhecidos como pôneis do Haiti e são descendentes de animais deixados por Colombo, em sua famosa expedição.

Além da vantagem de poder ser utilizado para a montaria infantil, os pôneis apresentam vantagens em sua criação como a necessidade de instalações menores ou mesmo o reduzido gasto com alimentação.

O país mais famoso por seus pôneis é, sem dúvida, a Grã-Bretanha, pois lá foram desenvolvidas, no decorrer de muitos séculos, uma grande variedade de raças que apresentam as mais diversas características que poderíamos encontrar em um pônei. Raças maiores, menores, mais robustas, com diferentes conformações físicas, resistência, habilidades, etc.

 

Deixe uma resposta