Os objetivos do produtor rural

0
9
Site do Café

Quais são os objetivos e as expectativas do produtor rural brasileiro? Como qualquer empresário, de qualquer atividade econômica, o produtor rural almeja obter lucros com seu trabalho e poder proporcionar uma vida boa e estável para sua família. Mas, como sabemos, isso nem sempre acontece.

O que leva um produtor rural ao sucesso no seu empreendimento é a sua postura diante do trabalho e a clareza de seus objetivos. Muitos, por exemplo, ficam durante anos insistindo num determinado tipo de cultura ou criação, sem obter lucros pois as cotações atingidas são muito baixas.

Deve ser feita uma constante avaliação dos resultados alcançados e das possibilidades futuras das atividades em andamento na propriedade rural. Existem muitas e possíveis saídas e alternativas para os produtores. O maior bem, a terra, já lhe pertence. Basta saber usá-la da maneira mais racional e lucrativa.

É claro que estamos sujeitos, sempre, às variações do mercado, da lei da oferta e da concorrência direta ou indireta. Muitos produtores, sofrendo com os baixos preços de sua produção, utilizam-se da diversificação para minimizar ou mesmo para acabar com os problemas.

Grandes pecuaristas ou agricultores também sofrem com as variações de mercado, mas devido ao tamanho de suas produções, mesmo com preços de mercado inferiores aos esperados, conseguem manter suas atividades. Além disso, são os que trabalham com uma reserva de capital para garantir a continuidade do seu negócio.

Para o pequeno e médio produtores rurais as alternativas são mais reduzidas, mas sempre viáveis. A diversificação de atividades, muitas vezes agricultura e pecuária juntas, é uma das alternativas. Outra que podemos citar é a rotação de culturas ou mesmo de criações, sempre tendo em vista o objetivo final do produtor: obter lucros e gerar riqueza através do seu negócio.

site do café

Deixe uma resposta