Os 8 Principais Alimentos que Causam Alergias

0
157
Site do Café

Os 8 Principais Alimentos que Causam Alergias são variados e muito comuns, o que faz com que a vida das pessoas que sofrem de alergia seja pior. Além disso, a alergia é uma reação causada por um mecanismo do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo que o defende de forma errada e causa uma doença.

Já a intolerância alimentar caracteriza-se pelas reações não causadas por mecanismos imunológicos e dependem das propriedades farmacológicas do alimento ou das características do paciente.

Por exemplo, quem tem intolerância à lactose apresenta na verdade uma reação ao açúcar do leite por falta da enzima lactase no organismo. A lactase ajuda a digerir a lactose e sem ela ocorrem má digestão e diarreia. Não é sempre que é preciso banir determinado alimento da dieta. Por isso, ele sugere composições com menos teor de lactose, encontradas com certa facilidade no mercado.

A lista a seguir reúne os alimentos que mais causam alergia às pessoas. Mas é importante fixar que a alergia é algo pessoal, que vai do organismo de cada indivíduo. Então confira agora esses alimentos que causam alergia:

Principais Alimentos que Causam Alergias
Amendoim: Ainda que não seja do conhecimento de tantas pessoas, a alergia ao amendoim é algo comum. Ele contém grande quantidade de proteínas alergênicas, além de aflatoxina. As reações alérgicas a essa leguminosa apresentam como sintomas vermelhidão, coceira, inchaço, náuseas, falta de ar, desmaio e choque anafilático.

Tais reações ocorrem logo após o consumo, mas, em casos mais sérios, podem acontecer com o menor contato com o amendoim como, por exemplo, ao encostar na pele. Isso faz do amendoim um dos piores Alimentos que Causam Alergias.

Crustáceos: No caso dessa alergia, o mais comum é a pessoa apresentar reações a todos os frutos do mar, como lagosta, caranguejo, siri, camarão. Os sintomas mais comuns são urticária e os angioedemas, que nada mais são do que um inchaço que atinge camadas mais profundas da pele. Porém, a asma e até o choque anafilático também pode aparecer nesses casos.

Estudos apontam que o alérgeno do camarão é uma proteína muscular conhecida como tropomiosina, que geralmente chega até nós pela via oral, já que ela está presente também nos ácaros.

Soja: Urticária, formigamentos na boca, corrimento nasal, obstrução respiratória, diarreia, náuseas, vômitos e inchaços são alguns dos vários sintomas que aparecem numa reação alérgica à soja. Essa alergia surge, geralmente, quando se inicia uma alimentação com algum derivado da soja. Por isso a soja é um dos Principais Alimentos que Causam Alergias

Peixe: A alergia a esse alimento se deve à presença de iodo em sua composição – algumas pessoas são mais sensíveis a esse mineral. Os peixes, assim como os crustáceos, estão em quarto lugar no quesito de reações alérgicas alimentares que mais provocam reações anafiláticas severas.

Milho: Outro dos Principais Alimentos que Causam Alergias é o milho e seus derivados (farinha, óleo e amido) causam alergias devido ao alto teor de proteína presente nesse alimento. Os sintomas podem ser congestão nasal, fadiga, edemas generalizado, cefaleia, vomito, diarreia e dificuldade para respirar.

Outros Alimentos que Causam Alergias
Tomate: Com sintomas um pouco menos conhecidos, mas que incluem coceiras e vermelhidão, trata-se de um caso mais raro de alergia ainda não se sabe exatamente o motivo, mas as pessoas que apresentaram esse quadro geralmente o fizeram após consumir o fruto cru.

Corantes e Aditivos no Geral: Apesar de menos comum do que as alergias anteriores, essa é uma reação que deixa os médicos preocupados, pois o consumo de alimentos industrializados só aumenta e faz com que eles seja um dos Principais Alimentos que Causam Alergias.

Cria-se um microambiente intestinal que colabora para o desenvolvimento de alergias, que se dão, especialmente, devido a elementos como tartrazina (corante encontrado em balas e sucos em pó), glutamato monossódico (que aparece em caldos de carne e galinha) e sulfitos (que são preservativos de alimentos, encontrados em frutas desidratadas e sucos industrializados). Como esses itens são consumidos em pequenas quantidades ao longo dos anos, as reações alérgicas aparecem, mas dificilmente são relacionadas a eles. Os sintomas podem variar de urticária a letargia.

Glúten: O glúten é um dos Principais Alimentos que Causam Alergias e é uma proteína que resulta da fusão da gliadina com a gluteína, e está presente em alimentos como farinha de trigo, aveia, centeio, cevada e malte – é por isso o grande numero de alérgicos a esses itens, que são ingredientes de pratos como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces.

A intolerância a essa proteína causa diversas doenças autoimunes, que são as enfermidades nas quais os mecanismos imunológicos atacam o organismo do próprio paciente a mais conhecida delas é a doença celíaca, que afeta o intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes. Seus sintomas incluem diarreia crônica, vômitos, dores abdominais, depressão, anemia, osteoporose, doenças neurológicas, entre outros.

É preciso retirar completamente o glúten de sua alimentação. Além da celíaca, outras doenças causadas por essa intolerância são sinusite, rinite, enxaqueca, tireoide de Hashimoto, diabetes mellitus tipo 1, doença de Chron, Lúpus, psoríase, esclerose múltipla, obesidade, distensão abdominal, entre outras.

Deixe uma resposta