O uso de concentrados na alimentação dos escargots
O uso de concentrados na alimentação dos escargots
São chamados de concentrados as farinhas, farelos e rações balanceadas, utilizadas na alimentação dos escargots. Podem ser fornecidos em pó (farelos) ou granulados, podendo permanecer nos cochos durante uma semana, desde que não fiquem umidecidos.
Na Europa, são comuns as rações balanceadas utilizadas na alimentação dos escargots, já no Brasil, este tipo de alimento não é tão difundido, mas isso não significa que não possamos fornecer concentrados. Além dos farelos de trigo e de milho, temos os de cevada, de soja, etc., desde que sejam fornecidos em quantidade adequada. Também podemos fornecer-lhes, como alternativa, rações balanceadas para coelhos.
Quanto às quantidades de ração, podemos calcular, para efeito de distribuição, 0,1g para os Helix aspersa ou petit gris e 0,2g para os Helix pomatia ou bourgogne.
O importante, no entanto, é observar rigorosamente a quantidade ingerida pelos escargots, porque ela pode variar de acordo com vários fatores. Isso é importante para que não sejam fornecidas quantidades maiores dos que as necessárias, para evitar desperdícios e que a sobra se deteriore e prejudique os animais ou, então, que a quantidade seja insuficiente, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento, além da reprodução dos escargots.
É preciso que o criador leve em consideração que o melhor é não alterar muito a ração de seus animais, trocando seus alimentos, pois eles podem estranhar a nova alimentação. Desta forma, não se alimentam direito e necessitam, então, de um período de adaptação, o que atrasa o seu desenvolvimento.
Outro importante ponto na alimentação dos escargots é a água, que não deve faltar nunca, principalmente quando os animais recebem concentrados que, como sabemos, são alimentos desidratados, contendo mais ou menos 14% de água, enquanto que os verdes têm mais de 90% desse elemento. Além disso, essa água deve ser a mais limpa possível e de preferência potável.
Para que a operação de alimentação dos escargots seja correta, lembramos que os alimentos verdes devem ser colocados em manjedouras e os concentrados em comedouros, espalhados de maneira regular por todo o parque ou criadeira.
É importante ressaltar que os concentrados devem apresentar em sua composição todos os elementos necessários para que os escargots recebam uma alimentação nutritiva, que possa garantir o bom desenvolvimento dos animais e que estes possam se reproduzir adequadamente.
Publicar comentário