O melhor ponto para pesca de Piapara
O melhor ponto para pesca de Piapara
Em rios, geralmente, a maioria dos pescadores prefere apoitar antes das cabeças de pedras, que é um local natural de paradas de alimentos no caso moluscos (ostras) que é um dos prediletos do peixe. Os bons pontos de grandes rios costumam ter grandes filas de barcos, todos emparelhados.
Outros bons locais são os próximos a canais profundos, um pouco diferentes de poços profundos. Com o fishfinder é possível localizar grandes pedras e ao lado dela um canal que sai da funda para uma mais rasa, tipo um V. Além dos alimentos, esses peixes encontram proteção com várias rotas de fuga de predadores oportunistas como os dourados e alguns peixes de couro.
Isca para piapara
Saiba alguns truques sobre a pesca da piapara. A Isca para piapara contribui oferecendo auxílio na captura dessa espécie, a qual sobrevive aos montes em bacias hidrográficas do país todo, principalmente em meses e regiões de climas quentes e temperaturas um pouco mais elevadas.
Pesando em média 1,5 kg de peso e 40 cm de comprimento. A piapara pode atingir até 6kg e 80 cm de extensão, o que em determinadas situações exige certa técnica do pescador para fisgá-lo.
Iscas naturais como massa, milho verde, caranguejo ou mesmo iscas vivas em geral funcionam bem durante a trama.
Na verdade a lista é bastante extensa e já temos relatos de pescadores que obtiveram sucesso com todos estas iscas: milho, minhoca, caranguejo, caramujo, frutos, pitangas, pedaços de goiaba, sementes, bichinho de laranja, manga, salmão, pedaços de queijo seco, massinha, peito de frango, mortadela e cavalinha. Mas parece mesmo que a preferencia é por milho cozido.
Lembrando que seja qual for a isca é muito importante a ceva. Para isso, você pode simplesmente jogar milho na água, durante a pescaria.
A piapara possui entre suas características a coloração prateada em seu corpo com nadadeiras ventrais, caudais, pélvicas e anais amarelas que a diferencia de outras espécies, além de três manchas pretas em suas laterais.
Seu nado é tranquilo e a mesma desdém de muita esperteza, o que dificulta sua captura. A piapara possui características peculiares na hora de morder e comer a isca, estas características vão exigir muito mais atenção do pescador. Para agarrar este peixe de escamas e corpo alongado e fusiforme demanda total atenção do pescador na hora de puxá-lo e retirá-lo da água.
Ao localizar a isca, esta se aproxima com sutileza e a agarra com suavidade, acomodando-a em sua boca pequena e cheia de incisivos que auxiliam em sua mastigação “silenciosa” antes de correr. Isso muitas vezes a faz passar despercebida do pescador, este que perde então sua isca e o peixe. E caso o pescador se afobe pode, além de perder a presa, vir a feri-la de forma radical.
Conhecida como “a lutadora das águas”, a piapara se mostra resistente quando fisgada, o que a colocou entre as espécies mais buscadas para a prática da pesca esportiva, onde o pescador trava sua batalha com o peixe para tirá-lo de dentro da água.
A pesca esportiva com esta espécie se torna ainda mais emocionante. Sua carne também é bastante apreciada por sua leveza e sabor, tendo um alto valor comercial.
Publicar comentário