O cultivo do chuchu
O cultivo do chuchu
Condições climáticas necessárias
O chuchu se adapta bem à temperaturas relativamente altas e baixas, numa faixa que fica entre os 13 ºC e 27 ºC. Quando submetido a temperaturas maiores, há alterações na brotação e queda das flores e frutos. Temperaturas mais baixas são fatais para a planta, que é muito sensível às geadas.
Solo
Os mais indicados são os areno-argilosos, férteis e bem soltos. Deve ser bem drenado pois a planta não suporta água em excesso. Deve ser irrigado com freqüência, mas sempre tomando cuidado para não encharcar o terreno.
Preparação das mudas
Deve-se selecionar frutos bom formados e em duas semanas começa a germinação. A muda estará pronta para o plantio quando o broto estiver com 10 a 15cm de altura.
Plantio
Deve ser feito de outubro a fevereiro, na região Sul e no Estado de São Paulo e de agosto a março na região Sudeste e Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, desde que haja uma boa irrigação, o chuchu pode ser plantado durante todo o ano.
Por ser uma trepadeira, o chuchuzeiro necessita de um caramanchão ou latada, de 1,80m de altura, que é uma construção de arame apoiada em mourões e postes que dão a sustentação à planta. O espaçamento entre os mourões deve ser de 9x9m e entre os postes, de 3x3m. Esta estrutura deve ficar pronta 60 dias depois do plantio.
Tratos culturais
Deve-se retirar ramas e folhas secas e manter uma boa irrigação na época seca do ano. A adubação deve ser feita de acordo com uma análise do solo, mas antes do plantio. Podas podem ser necessárias para a contenção de algumas pragas ou doenças
Colheita
Seus primeiros frutos podem ser colhidos entre 90 e 120 dias após o plantio. É necessário que se faça duas e três colheitas por semana, para evitar que os frutos passem do ponto e se estraguem. O potencial médio de produção por hectare é de 60 toneladas.
Publicar comentário