O cultivo de ervilha

0
121
O cultivo de ervilha
Site do Café

O cultivo de ervilha

A ervilha (Pisum sativum L.) é uma planta originária do Continente Europeu e comum, também, em parte da Ásia. No Brasil, adaptou-se muito bem à região Sul e, posteriormente, às condições do cerrado, região na qual se adaptou tão bem que apresenta uma produtividade maior que em qualquer região do País.

É uma leguminosa com características altamente nutritivas, sendo amplamente utilizada na alimentação humana, como forragem para animais e na produção de silagem. Existem muitas variedades, como a mikado, perfection, flor-roxa, alfa, anã, etc., cada uma delas sendo mais ou menos indicada para uma determinada região, devido ao clima e solo.

Com o clima favorável da região do cerrado brasileiro, o cultivo de ervilhas apresenta uma produtividade cerca de 30 a 40% maior que a média mundial, por hectare, podendo chegar a mais de 1400kg.. Na região Centro-Oeste, os estados que concentram maior área cultivada são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também encontramos grandes áreas plantadas em Goiás e, na região Sudeste, no estado de Minas Gerais.

Devido à sua origem européia e asiática, o cultivo da ervilha é, em princípio, indicado para climas temperados, mais frios que a média brasileira. Porém, como já vimos, houve uma boa adaptação à algumas regiões do Brasil.

A germinação ocorre em temperaturas que vão desde 5 até 25 ºC, com melhores resultados na faixa de 14 a 17 ou 18 ºC. Apesar de “gostar” do frio, as ervilhas não suportam geadas devendo, desta forma, serem evitadas regiões mais sujeitas a este evento.

É uma cultura que requer pouca chuva e os melhores solos para seu plantio são os de aluvião ou os argilo-arenosos, férteis, com pH entre 5,9 e 6,8 e que apresentem uma boa aeração e que sejam drenados.

O plantio é feito em julho, na região Sul, devido às baixas temperaturas, e em abril, na região dos cerrados, logo após o término das chuvas. As sementes são colocadas em sulcos de 5cm de profundidade, com um espaçamento entre as plantas que pode variar, de acordo com o porte da variedade escolhida. Para a semeadura mecanizada, o espaçamento mínimo deve ser de 20x5cm.

Os tratos culturais necessários são as capinas regulares e a utilização de estaquiamento, no caso de variedades de maior porte. Devem receber irrigação na fase inicial, com pouca quantidade de água. Nas fases posteriores, essa irrigação deve ocorrer raramente.

A colheita ocorre em diferentes períodos, de acordo com a utilização das ervilhas. Para a produção de vagens, a colheita deve ser feita cerca de 65 dias após a semeadura, quando as ervilhas ainda não está maduras. Para a produção de grãos secos, a colheita é feita de 110 a 130 dias após a semeadura.

A ervilha é rica em proteínas, com cerca de 22g desse elemento em 100g do produto. Em sua composição encontramos também fósforo, cálcio, vitamina A, B1, B2, vitamina C e ferro.

Deixe uma resposta