O cultivo da lentilha
O cultivo da lentilha
Sua cultura não resiste à altas temperaturas, daí a sua melhor adaptação à região Sul do Brasil. Necessita de solos férteis e drenados e, ao contrário da maioria das leguminosas, não necessita de adubos nitrogenados, mas sim dos potássicos e fosfatados. Apesar de não resistir ao calor, a lentilha é muito resistente a períodos secos, sem chuvas ou irrigação. Essa resistência à falta de água se dá pelo fato das raízes da lentilha serem bastante profundas.
O ciclo vegetativo da lentilha é de, aproximadamente, 140 dias, apesar de existirem variedades com ciclos de 70 a 115 dias. O espaçamento utilizado é de 30 a 35cm entre as covas. Caso seja usada uma semeadeira, deixar cair 40 sementes por metro linear.
A capacidade produtiva da lentilha vai de 500 a 2000kg/ha, podendo ser considerada uma boa produção quando se colhe cerca de 800 a 900kg/ha.
A colheita pode ser manual ou mecanizada. Quando for manual, a planta é totalmente arrancada e colocada para secar. No caso de colheita mecanizada, as plantas são deixadas na lavoura, depois de cortadas, por um ou dois dias.
Dentre outras características da lentilha que podemos citar, ela é uma ótima forragem e inclusive a sua palha pode ser utilizada para esta finalidade.
Devem ser retiradas, constantemente, as plantas invasoras. Em locais onde as plantas invasoras sejam mais freqüentes, o espaçamento deve ser aumentado, para que possam ser executadas capinas mecânicas.
Publicar comentário