Na 1ª semana de 2021, Brasil exporta menos de 2 sacas de soja

0
2
Site do Café

Nos primeiros 5 dias úteis de janeiro de 2021 país enviou apenas 100 quilos de soja ao exterior, muito abaixo das 63 mil toneladas da média diária de 2020

Pode parecer estranho para o maior país exportador de soja do mundo vender apenas 100 quilos do grão ao exterior, mas segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foi isso que aconteceu na primeira semana de janeiro de 2021. Ou seja, o Brasil embarcou menos de 2 sacas de soja até o dia 11 deste mês.

A razão principal é a falta de soja em grão para vender, fato que levou o país a importar o produto no ano passado. As exportações de soja em janeiro já são menores que os meses a seguir, pois a safra brasileira, normalmente, começa a ser colhida naquele mês. Como houve atraso no plantio, a colheita da soja não começou maciçamente, e ainda não há grão suficiente a disposição.

Em 2020 o país exportou um total de 1,397 milhão de toneladas em todo o mês, ou seja, teve uma média por dia de 63,502 mil toneladas (foram 22 dias úteis). Em fevereiro as exportações brasileiras já passavam dos 4,833 milhões de toneladas, fato que não deve ocorrer no Brasil este ano.

Na próxima segunda-feira, 18, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) irá soltar os dados da semana e será possível verificar se houve aumento nas vendas e se o navio dos Estados Unidos (sim aquele das 30 mil toneladas que desembarcou soja em dezembro em Paranaguá, no Paraná), foi contabilizado.

 

site do café

Deixe uma resposta