×

Juta – cultura de grande valor econômico

Juta - cultura de grande valor econômico

Juta – cultura de grande valor econômico

Juta – cultura de grande valor econômico

A juta (Corchorus capsularis) é uma planta utilizada como matéria-prima na indústria de sacaria, sendo de grande importância nesse segmento. As fibras de juta são muito fortes e, desta maneira, são perfeitas para a produção de sacos resistentes, utilizados em muitos segmentos produtivos. Além disso, suas fibras secas também são utilizadas em algumas indústrias moveleiras, que empregam tecidos feitos com a juta como revestimento rústico, entre outras aplicações.

Existem duas variedades desta planta (a roxa e a branca), que é típica de climas quentes e úmidos, sendo ideal para o cultivo na região Norte do Brasil. Adapta-se melhor em terrenos férteis, úmidos ou inundáveis, várzeas, terra roxa, entre outros.

O terreno para o plantio deve estar totalmente limpo, roçado, sem restos, touceiras, etc. Antes do plantio, devemos realizar uma capina. O plantio deve ser feito no início da estação das chuvas, por se tratar de uma cultura que necessita de grandes quantidades de água. Em geral, fazemos o plantio da juta-de-verão entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro. O espaçamento indicado é de 0,30 x 0,10m, sendo plantadas de 6 a oito sementes por cova.

O plantio pode ser totalmente mecanizado, totalmente manual ou, ainda, podemos utilizar uma plantadeira manual. A colheita acontece no período de floração ou no início das frutificação, o que ocorre por volta de 130 a 140 dias após o plantio. A produtividade desta cultura, dependendo das condições de plantio, da variedade e da qualidade dos tratos culturais, pode ser maior que 2,5 ton/ha.

Depois da colheita, os feixes com as hastes devem ser beneficiados e preparados para a produção das fibras, que serão empregadas na indústria. O preparo dessas fibras é longo: primeiro, os feixes ficam imersos em água por 15 a 20 dias. Depois, são lavados e colocados para secar por dois ou três dias, estendidos em varais. Depois desse processo, o produtor terá as fibras secas, prontas para a comercialização em fardos.

Os tratos culturais são simples, sendo que a providência mais importante são as capinas. Devemos realizar uma capina imediatamente antes do plantio e duas outras após. Junto com a primeira capina feita 30 ou 40 dias após o plantio, devemos fazer o desbaste, cortando o excesso de mudas, deixando apenas 3 ou 4 pés em cada cova. Na segunda capina, que deve ser feita de 50 a 60 dias depois, devemos, também, eliminar todos os pés que não se desenvolveram.

As pragas que mais atacam a cultura da juta são a formiga-preta e a lagarta. Para combatê-las, o mais indicado é a utilização de defensivos, inseticidas. As doenças mais comuns nas plantações de juta são a podridão-do-coleto e a antracnose. Para combatê-las, devemos arrancar as plantas atacadas, evitando-se, assim, que essas doenças se espalhem e contaminem toda a plantação.

You May Have Missed