Alcaparra

0
121
Alcaparra
Site do Café

Alcaparra

A alcaparra (Capparis spinosa L.) é um arbusto que se desenvolve muito bem em solos secos ou até mesmo áridos. Deste vegetal, extrai-se o condimento conhecido pelo mesmo nome da planta. Os solos mais indicados para o seu plantio são os sílico-calcários-argilosos. Por ser uma planta originária da região mediterrânea, se adapta e se desenvolve melhor em temperaturas elevadas, não resistindo ao frio.


É muito utilizada na indústria alimentícia e na culinária, como um condimento, apreciado em todo o mundo.

Plantio e tratos culturais

O plantio é feito por sementeiras, feitas em viveiros. Depois de um ano, as mudas são transplantadas para o local de plantio definitivo. Outra forma para o plantio é através de estacas e embriões da raiz, que são preparados em viveiros e depois plantados diretamente no local definitivo, de preferência no outono, com espaçamento de 1m, em forma de quadrados.

Uma importante precaução a ser tomada é plantar a alcaparra em lugares que apresentem uma relativa proteção contra os ventos mais fortes, pois ela não suporta esse tipo de condição.

Para que a plantação se desenvolva adequadamente, são necessárias capinas regulares, e adubação com esterco e terriço.

No outono, todos os ramos que não tenham dado frutos devem ser cortados, a 3cm da touceira.

Colheita

A alcaparra é uma planta perene, que pode frutificar por mais de vinte anos. Sua primeira colheita acontece dois anos após o plantio no local definitivo, sendo realizada de junho a setembro. Devem ser colhidos todos os botões fechados e verdes.

Depois de colhidos, são deixados em tabuleiros durante 24 horas, para murchar. As flores apresentam um valor maior, quanto menor estas forem.

Deixe uma resposta