Grade pesada de discos

0
70
Grade pesada de discos
Site do Café

Grade pesada de discos

A grade pesada de discos é um implemento muito utilizado em determinadas condições e que apresenta ótimos resultados no preparo da terra. Devido a sua característica robusta, pode ser utilizada em terrenos com grande quantidade de resíduos e plantas invasoras.

Sua utilização e manejo são simples, possuindo recursos que facilitam a regulagem. Apresenta consumo de combustível baixo, por área trabalhada, mas sua principal vantagem é ser um ótimo instrumento para o combate às plantas invasoras.

Apesar de ser um implemento consagrado pelo mercado, prático e eficiente, apresenta algumas restrições ou desvantagens. Por exemplo, não consegue atingir camadas compactadas mais profundas, trabalhando em um nível muito raso, indo até 13cm de profundidade.

Os seus discos causam a impermeabilização do solo, dificultando a infiltração da água além de causar uma compactação deste, cerca de 16 cm abaixo da superfície. Apesar da mencionada dificuldade de infiltração de água no solo, este, devido a ação da grade pesada de discos, acaba ficando mais propenso a sofrer com a erosão.

Como todo implemento, o trator utilizado para o trabalho com a grade pesada de discos deve ser adequado, para que não haja um consumo desnecessário de combustível e para que este valioso implemento possa atuar da melhor maneira possível. É muito comum, entretanto, que produtores rurais comprem implementos e tratores que não sejam adequados para a utilização necessária na lavoura. O que deve ser feito é uma boa análise prévia, com auxílio de profissionais experientes e de confiança, para que sejam adquiridos os equipamentos mais indicados para cada caso.

Deixe uma resposta