Frio de -3 ºC congela roupas e cobre campos com geada no Sul

0
4
Site do Café

Na serra de Santa Catarina, o gelo foi suficiente para que moradores montassem pequenos “bonecos de geada”

Mais uma manhã gelada no Sul. Em fotos e vídeos enviados ao Canal Rural, Anapio Pereira mostra os campos da Fazenda Monte Negro, em São José dos Ausentes (RS), cobertos pela geada nesta quinta-feira, 13. Segundo o termômetro da propriedade, a temperatura mínima foi de -1 ºC.

geada fazenda monte negro

Foto: Anapio Pereira

No Vale dos Caminhos, a três quilômetros do centro de São Joaquim, em Santa Catarina, as temperaturas caíram ainda mais. De acordo com relato de Mycchel Legnaghi, do São Joaquim Online, os termômetros chegaram à casa de -3 ºC nesta madrugada. O frio foi tanto que roupas deixadas do lado de fora congelaram.

Em outro vídeo enviado ao Canal Rural, Legnaghi mostra uma brincadeira típica de dias gelados no Vale dos Caminhos: a criação de bonecos de geada, que, cá entre nós, não é menos simpático do que os bonecos de neve do Hemisfério Norte.

Mais geada vindo aí?

A partir desta quinta-feira, a chance de chuva diminui em toda a região e o frio se espalha ainda mais. Entre o litoral do Paraná e região metropolitana de Curitiba, não se descarta eventual garoa. Já em outras áreas do Sul, o tempo fica firme com o predomínio de uma massa de ar seco e frio.

Já estava prevista condição para formação de geadas nas serras gaúcha e catarinense e em pontos isolados da Campanha Gaúcha. O frio avança principalmente pela manhã e toma conta também da metade sul do Paraná.

Na sexta-feira, o tempo segue firme devido à presença de uma massa de ar seco de origem polar. Há condição para formação de geada ainda nas serras gaúcha e catarinense, assim como no sul do Paraná. De forma geral o friozinho continua pela manhã nos três estados, mas a tarde será mais quente com os ventos que passam a mudar de direção, configurando aumento de amplitude térmica.

Apenas no litoral do Paraná é que tem alguma condição para chuva, embora a quantidade de nuvens aumente no interior deste estado até o fim do dia. Atenção à queda na umidade relativa do ar, sobretudo no território gaúcho.

Sem novidades, o final de semana começa com tempo firme e ensolarado. O frio perde intensidade pela manhã e por isso não há mais formação de geadas na região. Tardes gradativamente mais quentes. Temperaturas em gradativa elevação nos próximos dias. A chuva deve retornar para o RS em meados da semana.

 

Deixe uma resposta