Evite Doenças respiratórias em bovinos com simples prevenção

0
126
Site do Café

Entenda como evitar as doenças respiratórias em bovinos.

Em épocas de frio e chuvas é comum o gado ser acometido por doenças respiratórias. Entre elas, está a pneumonia. A identificação iniciais dos sintomas é primordial para zelar pela saúde dos animais e produção na propriedade.

Febre que pode ser medida com termômetro, pelo arrepiado, chanfro quente ou seco, corrimento nasal, precisam ser tratados com urgência.

Essas doenças respiratórias em bovinos são causadas por mudanças na fase de criação, alterações climáticas, que são muito comuns no Brasil, e transporte.

Dicas para evitar doenças respiratórias em bovinos

  • Evite manter os animais em piquetes excessivamente úmidos. Principalmente animais com problemas de cascos;
  • Sempre que um bezerro nascer, garanta o consumo do colostro não só nas primeiras horas, mas nas primeiras semanas de vida. Depois separe esse bezerro dos demais animais, pois ainda não está com o sistema imunológico 100% firmado.
  • Evite superlotar os piquetes. Toda vez que um animal for identificado com alguma doença respiratória, o separe dos demais e monitore todo o rebanho.

Para tratamento, é importante diagnosticar o grau da doença para iniciar o uso de soro e medicamentos anti-inflamatórios e ivermectina. Mas sempre consulte um veterinário de sua confiança para garantir o diagnóstico preciso e também a melhor forma de tratar seu gado corretamente.

Entre os fatores de risco para as doenças respiratórias está a baixa imunidade dos animais, por isso é importante manter a sanidade durante todo o ano, pois em mudanças bruscas de temperatura, o gado estará protegido. Uma das formas mais baratas e eficazes é a nutrição complementada por meio de suplementos. O fornecimento de sais minerais, vitaminas, fósforo, cálcio, entre outros elementos fortalece a imunidade e evita diversas doenças.  Nem sempre a pastagem oferece a nutrição por completo, então o uso desses suplementos no cocho auxilia nessa proteção.

Foto

 

 

 

Deixe uma resposta