Doenças e pragas dos morangueiros

0
112
Site do Café

Doenças e pragas dos morangueiros

Os morangueiros estão sujeitos a uma série de doenças e pragas, sendo melhor evitar o seu aparecimento ou combatê-las o mais rapidamente possível. Para isso, devemos fazer pulverizações, 1 vez por semana, com um fungicida misturado com inseticida, mas que devem ser suspensas quando os morangos já estiverem no ponto de colher. Quando a pulverização é feita durante a colheita, só devemos colher morangos 3 dias depois.

A mais comum das suas doenças é a mancha-das-folhas, produzida por um fungo, o Mycospharella fragarie, que provoca o aparecimento de pequenas manchas arredondadas, com menos de 3mm de diâmetro e vermelho-púrpura, mas que “crescem” chegando a 4,5mm de diâmetro, com o centro deprimido, branco ou cinza. Essas manchas podem aparecer, não só nas folhas mas também no pecíolo, no cálice e até nos frutos. Quando o ataque é muito intenso, a planta pode morrer. Para combatê-la, devemos diminuir as regas ao mínimo necessário e pulverizar a plantação 1 vez por semana, desde o plantio até a colheita.

Pragas

As mais comuns e que devem ser combatidas são: as saúvas, com iscas especiais colocadas ao longo do seu carreiro; a quém-quém ou mineira, cavando o formigueiro e polvilhando a panela com inseticida apropriado e a lava-pés, destruindo seus formigueiros e pulverizando com os jatos das pulverizações normais, já mencionadas.

Os ácaros rajados também podem prejudicar bastante as plantas e, em conseqüência, a produção. Seus sintomas são pequenas manchas descoradas, mais ou menos isoladas, produzidas pelas picadas dos ácaros e que mais tarde se unem, tornando-se amareladas ou pardo-avermelhadas. Para combater os ácaros devemos plantar mudas sadias, fortes e livres desses insetos.

Devido aos sérios problemas que têm surgido com o uso de agrotóxicos, e a crescente demanda pelos produtos orgânicos no mercado brasileiro e internacional, está sendo, cada vez mais, adotado o método natural e com os melhores resultados. Permite, ainda, uma grande economia na compra de defensivos. Para isso, fazemos o controle dos caramujos ou caracóis e evitamos os lugares úmidos ou sombreados, plantando em lugares ensolarados e usando cinzas entre as plantas. O principal, porém, é só plantar mudas sadias, livres de doenças e pragas e fazer a rotação de culturas.

Deixe uma resposta