Cultivo do bambu

0
114
Cultivo do bambu
Site do Café

Cultivo do bambu

Alcança a maturidade mais ou menos aos 6 meses, conforme a espécie, sendo planta perene de elevado rendimento por área, com uma produção de 20ton./ha de matéria seca, com um índice de 80% de sacrificação e de fermentação, podendo ser obtidas 5ton. do gás etanol, por hectare/ano.

A colheita é realizada 3 a 4 anos após o plantio, com um rendimento de 20ton./ha. Embora possa ser feita por reprodução sexuada, o normal, para plantações, é a sua multiplicação vegetativa, através de mudas ou brotos retirados de touceiras mais velhas.

Não exige, praticamente, tratos culturais, pois mantém, sempre, uma camada de matéria orgânica sob as touceiras, adubando o solo e não deixando nascer mato, nada nascendo debaixo da sua touceira. Há um dito popular muito expressivo a esse respeito – “pessoas há, que são como o bambu: à sua sombra, ninguém cresce”.

Quando plantado em curvas de nível, é um elemento de grande valor na proteção do solo contra erosões e enxurradas. Uma interessante curiosidade, mas que pode gerar lucros, é o fato de o bambu, que é circular, tomar a forma quadrada, se envolvermos o seu tronco com uma forma sólida, de metal e daquele formato.

Para a produção de brotos, para a alimentação humana, devemos plantar 150 touceiras por hectare, segundo os Drs. Antônio Luiz de Barros e Anísio Azzini, grandes especialistas sobre o assunto, produzindo 30 a 50ton. de brotos, se cortados com 30cm.

Originário da Colômbia, o Guandua superba é uma das espécies mais estudadas naquele país, tendo os seus “gomos” 18cm. Ele é bem reto, servindo para encanamentos. Como espécies ornamentais temos Thyrsostachys sianensis, Phyllostachys nigra e Glicilis bambusa. Para construções, temos Guandua favelata, Dendrocalamus giganteus, D. strictus, D. asper, Bambusa tulda e B. tuldoides.

Os tratos culturais do bambu, praticamente, se resumem em limpar as touceiras, tirar os colmos finos, velhos e podres. Sua propagação pode ser feita, também, com colmos com 2 gemas já brotadas, bastando fazer um buraco no colmo a ser plantado, enchendo-o de água e depois o plantando.

Deixe uma resposta