Cultivo da erva-doce

0
114
Cultivo da erva-doce
Site do Café

Cultivo da erva-doce

A erva-doce (Pimpinella anisum L.) é uma planta de sementes aromáticas e com fortes características medicinas e curativas. É muito utilizada para combater males do aparelho digestivo, como excesso de gases, problemas na digestão, atua combatendo a aerofagia e é considerado um ótimo estimulante gastrointestinal.

Além das qualidades medicinais, devido ao à sua essência aromática, é utilizada para dar gosto a medicamentos, licores, chás e pratos da culinária. A planta apresenta flores brancas, caule estriado e frutos aromáticos.

Características do plantio e tratos culturais

O espaçamento apropriado é de 30cm entre as linhas e 20cm entre as plantas. Deve ser feito um desbaste, sempre que necessário, para manter a distância entre as plantas e a aeração adequada.

Pode ser plantada em qualquer época, desde que o solo esteja seco e fofo. Deve ser plantada em nível, com adubação de 5Kg por metro quadraado de esterco. A plantação deve receber regas regulares.
Os tratos culturais são simples e se resumem em limpeza manual e o desbaste das plantas, para que não haja a obstrução da aeração necessária.
É um tipo de planta que sofre pouco com doenças e pragas, que devem ser tratadas com defensivos, caso necessário.  A colheita é feita quatro meses após o plantio.

Deixe uma resposta